A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Trilha Educativa ‘’ Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’’ aprofunda a questão de cidadania

Texto e Fotos: Thiago Sobral
Edição: Thiago Maia

No dia 10 de agosto o Bairro Educador Borel, em parceria com o Conselho Internacional de Desenvolvimento e Segurança (ICOS Cidadania) exibiram para turmas da educação infantil ao 5° ano, da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, o filme ’Formiga Limpa, Formiga Linda!’’ que conta a história do movimento que está tomando conta da comunidade da Formiga.

O curta-metragem é um documentário sobre o Programa ‘’Formiga Limpa, Formiga Linda!’’, que se desenvolveu a partir da iniciativa da ICOS-Cidadania de promover uma pesquisa com os moradores da Formiga para identificar qual era o problema na comunidade que incomodava-os.

 

O lixo espalhado pela comunidade foi eleito como problema mais urgente para ser resolvido. Com isso, os moradores se organizaram por núcleos territoriais dentro da comunidade e promoveram, com apoio da COMLURB, mutirões para limpar à comunidade.



Com a exibição do filme para as crianças da Brito Broca pudemos assistir toda essa trajetória e se sentir parte de um grande movimento de mudança. Neste filme esta registrada a participação das crianças na nova história que a comunidade está construindo.  Ao assistir o vídeo que eles fazem parte junto com seus amigos, parentes e vizinhos percebemos que se gerou um orgulho de pertencer a esta comunidade e uma vontade de fazer mais. Após a exibição do filme um dos alunos disse que irá ver a Formiga linda e brilhando


Anteriomente foi proposto que as crianças participassem do ‘’Formiga Limpa, Formiga Limpa!’’, desenhando como eles gostariam de  ver a comunidade e, escrevessem mensagens de como eles queriam que os moradores procedessem com o lixo produzido por eles.





Outra proposta que fizemos a eles foi relacionado ao Rio da Cascata, o principal rio que corta  a comunidade, na qual perguntamos de que forma eles convenceriam as pessoas a não jogar mais lixos no rio. Além de ser uma atividade de desenho e pintura que eles adoraram fazer, percebemos a enorme criatividade que eles expressaram na elaboração das frases.


 Como estávamos no mês do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), o movimento Formiga Limpa, Formiga Linda realizou um grande mutirão de limpeza do rio Cascata.


 E como fruto do trabalho de sensibilização desenvolvido pelo Bairro Educador, ICOS- Cidadania e a professora Marlene, na E. M. Jornalista Brito Broca com os alunos do 3° e 5° ano, em parceria com os que que compõem o CEC e o Grêmio , foi a participação crianças em massa, que deram uma enorme demonstração de energia e vontade de ver uma Formiga Linda.



Nesse mesmo dia, elas participaram de gincana do meio ambiente respondendo na ponta da língua todas as perguntas sobre o tema. E para completar na hora de botar a mão na massa para plantar flores no canteiro do rio e pegar o lixo ajudaram espontaneamente com o mesmo entusiasmo.



Ainda no mesmo dia que passamos o filme, fomos às ruas da comunidade, caminhando e cantando dizeres pedindo a colaboração da comunidade para não jogar lixo fora da lixeira.   Fincamos, com a ajuda do morador que participa dos mutirões, estacas em pontos estratégicos, para pendurar as placas que os alunos produziram na sala de aula no mês de junho.


Nós, do Bairro Educador ficamos contentes em ver sendo materializados os objetivos gerais do projeto,(que são a elevação da autoestima da criança a partir do fortalecimento da identidade local, fortalecimento do espaço de gestão comunitária, a corresponsabilidade da comunidade com a educação das crianças e a aproximação da escola-comunidade), através desta experiência com a parceria de muitas conquistas com a ICOS-Cidadania.

Desejamos vida longa a Formiga Limpa, Formiga Linda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário