A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bairro Educador chega à Vargem Pequena

No intuito de realizar mais ações educativas nas Escolas do Amanhã, o Bairro Educador, projeto da Secretaria Municipal da Educação, é implantado no Bairro de Vargem Pequena com grande sucesso. Receberam o programa a Escola do Amanhã Embaixador Ítalo Zappa e as Escolas Municipais Professor Olegário Domingues, São Sebastião e Professor Teófilo Moreira da Costa. Ambos os Diretores e Coordenadoras pedagógicas receberam com entusiasmo o programa acreditando nas possibilidades que o Bairro Educador pode oferecer ao reunir comunidade, escola e parceiros, apoiando a escola, em seus projetos, suas ações.

Direção da Escola Municipal Olegário Domingues
A primeira escola a entrar para o programa, dia 17 de agosto, foi a Professor Teófilo Moreira da Costa, que tem 50 anos e trabalha com o PPP voltado para o Meio ambiente e valores. A direção da Escola nos recebeu com bastante euforia, visto que a diretora Adjunta, Miriam dos Santos, percebeu a importância do programa nas escolas quando esteve presente na reunião de apresentação do programa na 7ª. CRE junto à sua Coordenadora Ignezita Monteiro Dantas no dia 12 de agosto, e relatou a sua equipe. A escola demonstrou interesse em possuir um blog e concretizar o sonho de possuir uma Rádio, um coral, dentre outros desejos. Estiveram presentes neste encontro, além da Gestora de Núcleo Maria do Socorro, as gestoras de projeto: Natália Bordão e as dos BEs de Madureira e Rio das Pedras.

Escola Municipal Embaixador Ítalo Zappa
Outra escola que abraçou o Programa e nos recebeu no dia 24 de agosto, para a apresentação do programa foi a Escola Municipal São Sebastião, que tem 45 anos e anualmente com o PPP permanente, busca trabalhar a transversalidade. A escola possui um trabalho muito organizado na Sala de Leitura, que traz o nome da Coordenadora da Região (7ª.) Professora Ignezita Monteiro Dantas. A sala de leitura que foi adaptada em conjunto com os alunos tem hoje o perfil de Vargem Pequena. A direção demonstrou bastante interesse em realizar um trabalho acoplado a este com danças/teatro, se interessou também pelo programa Rio Ambiental da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental que trabalha com o recolhimento e reciclagem de origem animal e vegetal – osso, sebo e óleo de fritura usado.

Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa
A terceira escola que implantou o Bairro Educador em seus projetos, no dia 01 de setembro foi a Professor Olegário Domingues. Toda a equipe nos recebeu com satisfação e expectativas, visto que só ouviam falar coisas boas do programa. A escola, que possui no mínimo 50 anos, constrói anualmente seu PPP e teve como tema nos dois primeiros bimestres: Meio ambiente, no 3º. Trabalhou o livro “O Carteiro chegou” e no 4º. Trabalhará “O circo”. Ficaram bem contentes com a possibilidade dos alunos visitarem o Circo Marcos Frota, visto que seu PPP falará sobre o Circo, ficaram também bastante interessados na realização de oficinas através da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental e na construção do blog da escola.
Escola Municipal São Sebastião
E por fim, no dia 02 de setembro, a última escola do Bairro a implantar o programa foi a Embaixador Ítalo Zappa, que tem 21 anos e trabalha com o PPP permanente voltado para a Escrita e Leitura. A escola tem uma articulação muito boa com a comunidade. A diretora nos recebeu com entusiasmo, demonstrando desejo de trabalhar com o programa nas suas ações e projetos. Interessou-se pela construção do blog da escola.
PPP da E.M Olegário Domingues
O Bairro Educador sente-se honrado em possibilitar alguma contribuição ao trabalho destas escolas em suas demandas, colaborando assim para o sistema educacional da Educação Municipal do estado do Rio de Janeiro. Que outras conquistas consigamos em futuras ações e parcerias neste Bairro tão contemplado pela natureza que é Vargem Pequena.
Por Natália Bordão, Gestora de Projeto do Bairro Educador Vargem Pequena

Nenhum comentário:

Postar um comentário