A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bairro Educador participa da Capacitação do Programa Cientista do Amanhã

A Sangari Brasil, fundada em 1997 por Ben Sangari, é uma empresa que cria, desenvolve, produz e implementa metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental.
Na última semana de agosto, a Sangari realizou a Semana de Capacitação voltada para a formação de Professores do Projeto Cientista do Amanhã nas escolas que recebem o Programa Escolas do Amanhã da SME. A equipe do Bairro educador esteve presente em diversos dias e em diverssos pólos!
No dia 22 de agosto, nas dependências da Universidade Estácio de Sá em Madureira, estiveram presentes as Gestoras de Projetos Fabiana Soares, Gisele Bento, Natália Bordão e Fernanda Aguiar. Robson Vieira, professor de Física/Ciências da Rede Municipal e Ana Silva, professora de Biologia/Ciências da Rede Estadual ministraram as capacitações em momentos distintos: 4º ano - Tempo e Clima e 5º ano - Ecossistema.

Pela manhã, o Professor Robson direcionou o trabalho para as aulas 5, 6, 7, 12 e 15. Uma das experiências mais marcantes foi quando simulou a formação de nuvens; À tarde, a Professora Ana Silva, direcionou seu trabalho para as aulas 2 e 5. A construção de um terrário foi o ápice das experiências desta ocasião.
Participar da capacitação foi edificante, tanto no sentido de saber que poderemos auxiliar o projeto nas escolas com a equipe docente, como para perceber que parcerias como esta corroboram com a educação no sentido de fazer com o que aluno experimente ciências formulando hipóteses, resolvendo situações-problema, desenvolvendo experimentações, produzindo registros escritos, entre outros procedimentos que contribuem para o avanço consistente da construção de conhecimentos.
A participação da equipe do Bairro Educador na capacitação oferecida pelo Sangari corrobora a idéia de aproximação entre estes dois projetos do Programa Escolas do Amanhã com o objetivo de realizar atividades conjuntas e apoio mútuo nas ações desenvolvidas nas escolas, potencializando assim os seus resultados nas escolas.
Referências:
Por Natália Bordão, Gestora de Projetos do Bairro Educador Vargem Pequena

Nenhum comentário:

Postar um comentário