A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BECA em parceria com o SESC de Ramos realiza oficina de Cacuriá na EM José Aparecido do Prado Sarti

Texto e Foto:  Rivânia Lima

Através de uma parceria entre o Bairro Educador e o Sesc Ramos, a E.M. José Apararecido do Prado Sarti (BE  Complexo do Alemão) recebeu no último dia 27, a visita  de Juliana Manhães e Thaís Teixeira,(SESC), que proporcionaram que os alunos do turno da tarde (1º ao 5º ano) conhecessem um pouco mais sobre dança Cacuriá, típica da Região Nordeste.

 

A finalidade da oficina foi ressaltar a importância da roda e do jogo, através das cantigas. As crianças cantam, dançam e brincam fazendo uma ciranda em um grande círculo permitindo recordar as antigas brincadeiras de roda. As músicas trazem na memória histórias do cotidiano, estimulando a importância do coletivo e da união, onde todos respondem as músicas e dançam criando movimentos e coreografias.


O Cacuriá é uma dança de roda feita com pares, brincada nas ruas e praças de São Luís do Maranhão. Sua origem vem da festa do Divino Espírito Santo. Quando a festa religiosa acaba, começa a festa profana, o “Bambaê de Caixa”, onde as mulheres, com suas saias rodadas, cantam, brincam dançando, e tocam o instrumento característico, que é a caixa do Divino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário