A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Campanha da 6a CRE: Hoje é Dia de Escola: Cativar, Acolher e Conhecer

Cartão de divulgação da campanha feito pelo BE
Mais uma vez a 6a Coordenadoria Regional de Educação promoveu a campanha Hoje é Dia de Escola. Trata-se de uma série de ações voluntárias realizadas pelas Escolas integrantes da 6a Coordenadoria Regional da Educação. Nesse ano a campanha aconteceu no dia 26 de agosto e teve como temática “Cativar ...  Acolher ... Conhecer...”. O objetivo primordial dessa campanha foi arrecadar livros que pudessem ser disponibilizados nas bibliotecas das escolas, aumentando o repertório cultural dos estudantes.

Entretanto, além desse objetivo, pretendia-se também que fosse um dia para resgatar o valor e a importância da escola na vida dos estudantes e da comunidade. As escolas do Bairro Educador da Pavuna abraçaram de forma entusiasmada a Campanha e em parceria com o Projeto puderam ofereceram várias oficinas nas unidades escolares proporcionando para os estudantes momentos de cultura, aprendizagem e manifestação artística.

O pipeiro Max Fonseca Cardoso, junto com quatro oficineiros do SESC de Madureira desenvolveram a oficina em cinco turmas do primeiro segmento da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, atingindo um público de 200 pessoas. Durante a oficina foi trabalhada a importância da preservação do meio ambiente e os cuidados necessários para se soltar pipa.

Paulo Negueba, oficineiro do Bairro Educador
Na Escola Municipal Escultor Leão Velloso a atividade aconteceu no auditório da unidade escolar, contanto com a participação da turma do 9º ano.  A dupla de parceiros do Bairro Educador, Paulo Negueba e Wellington desenvolveram uma oficina de expressão corporal e musicalidade. Eles aproveitaram a oportunidade e num “papo reto” falaram com os jovens sobre a importância da escola e do estudo. Negueba (Oficineiro do Bairro Educador) comentou o quanto a cultura e a arte foram cruciais em sua vida para que ele hoje seja o que é. Graças ao trabalho com a música, ele pôde conhecer vários países e pessoas. Essa experiência fez uma grande diferença em sua vida e isso foi partilhado de forma emocionante com os estudantes.
   
    

   Paulo Negueba com alunos da E.M. Leão Velloso

Em seguida, outra voluntária, a Judoca Linda Marie, conversou com os estudantes sobre a importância da disciplina e do esforço que o atleta deve ter em relação ao esporte e como esses valores são importantes para a vida. Ela fez uma demonstração sobre os princípios da prática do judô, explicando sua origem e seu funcionamento. Ao fim da oficina a judoca disse que oferecerá aulas semanais aos estudantes da Escola Escultor Leão Velloso, o que deixou os estudantes bastante felizes.

Judoca Linda Marie
Logo em seguida, a voluntária Kátia Mattos passou um documentário sobre Kung Fu para os estudantes e Simone Santos, da equipe de pesquisa do Bairro Educador ministrou uma oficina sobre a Valorização do Estudo e Autoestima. Simone falou sobre a importância de desenvolver metas para o futuro através dos estudos.
Katia Mattos falando sobre o Kung Fu

Simone dos Santos, do Bairro Educador
Na parte da tarde, a Judoca Linda Marie foi as Escolas Municipais Motorista Paschoal André e Zilda Nunes da Costa. Ela conversou com os estudantes do 3º, 4 º e 5º ano sobre a importância do esporte; a judoca também ressaltou sobre o valor dos estudos como a melhor garantia para o futuro, finalizando com uma demonstração de judô para os alunos, que ficaram encantados.

Déborah Sobrino (Gestora de Projeto do Bairro Educador da Pavuna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário