A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 24 de setembro de 2011

CIEP Vila Kennedy debatendo reciclagem e educação ambiental

Visando promover a conscientização ecológica nos alunos. o CIEP Vila Kennedy, recebeu no último dia 16, a visita dos professores da Unicom/Comlurb que fizeram uma palestra sobre reciclagem e educação ambiental para alunos do 4º e 5º ano. O objetivo da palestra foi transmetir aos alunos a importância da reciclagem, e a preservação da natureza, no que tange os cuidados com o meio ambiente.

A palestra apresentada no Ciep Vila Kennedy conquistou grande sucesso e seu objetivo principal foi exposto de forma bem clara, pois se percebia o interesse dos alunos durante a apresentação dos vídeos, que mostravam o que podemos fazer para não maltratar o planeta.
     
A diretora da escola e os professores destacaram a importância da apresentação da palestra convidou o Bairro Educador para voltar em outras ocasiões para avaliar os efeitos positivos que a apresentação proporcionou aos alunos e para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente junto aos pais dos alunos para melhor enfatizar para comunidade, e até mesmo inibir o deposito de lixo na porta da escola.

A palestra despertou curiosidade quando num dos vídeos falou-se do 3R’s, e os alunos perguntaram do que se tratava? Então os professores responderam que os R’s significam Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Sendo que os 3 temas foram explicados de forma clara e lúdica para que todos entendessem

Coube ressaltar que boa parte dos nossos resíduos pode ser reaproveitada de várias maneiras. Assim como: na REDUÇÃO basta refletir sobre os materiais que manuseamos no nosso dia-a-dia. Aí surge o uso dos dois lados do papel, a utilização de potes diversos para guardar sobras de alimentos na geladeira, latas que viram porta-lápis e etc. A imaginação não tem limite! 

 

Os alunos foram informados sobre as cores que destacam os símbolos da reciclagem. São elas:
  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
  • Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário