A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cozinha Brasil chega no Bairro Educador Pedra de Guaratiba

O curso SESI/Cozinha Brasil tem como principal objetivo ensinar os brasileiros a utilizar melhor seus recursos naturais e mostrar que é possível se alimentar com qualidade, sem gastar muito. O programa visa solucionar os problemas relacionados à má alimentação, desnutrição e fome, contano com o envolvimento da comunidade.

Todas as receitas oferecem: temperos diferentes, muita qualidade, baixo custo e aproveitamento integral dos alimentos. Nada melhor para os moradores de Pedra de Guaratiba do que ter a oportunidade de participar do curso SESI/Cozinha Brasil.

Para a realização do curso foi fundamental a parceria do Bairro Educador com o Centro Social Estrela do Amanhã. A partir do espaço cedido pelo Centro Social, conseguimos reunir responsáveis dos alunos do CIEP Hildebrando de Araújo Góes e moradores da própria localidade. Foi necessário abrir duas turmas, uma na parte da manhã e outra da parte da tarde.

O Cozinha Brasil foi muito bem aceito pela comunidade. Além de aprenderem receitas mais saudáveis, puderam também adquirir novos conhecimentos sobre uma alimentação mais nutritiva, bem como, tirar suas dúvidas, a partir da orientação da nutricionista do SESI, Kelly Gomes, que ministrou o curso.

Dentre os participantes havia jovens, adultos e idosos que desejavam saber mais sobre a composição alimentar e ter a possibilidade de variar o cardápio sem gastar tanto dinheiro. Ao final do curso, na avaliação da atividade a maioria dos alunos sinalizou que o mesmo deveria ser estendido para mais dias e o pedido foi do retorno o quanto antes.

Todos se surpreenderam com as receitas deliciosas feitas a partir de casca, talos, ramas, bagaços das frutas, legumes e verduras que normalmente jogavam fora. As receitas foram provadas e aprovadas por todos, até mesmo pelas crianças que estavam presente. Foi um sucesso!!

Agradecemos, em especial, a Izabel Maia e Rafael Santos, ambos do Estrela do Amanhã que compraram a ideia desde início e ajudaram a por esta ação em prática.
Texto e Fotos: Nathalia Lemos, Gestora de Projeto do Bairro Educador Pedra de Guaratiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário