A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Do Alto à Bienal: um caminho de longa expectativa

Texto e Fotos: Sarah Cardoso

A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país e um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores é a oportunidade de se aproximar de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias de evento, o Riocentro se torna um local de festa para a cultura, literatura e educação.

Este ano, na sua XV edição, o Bairro Educador acompanhou a Escola Municipal Francisco Cabrita, Integrante do BE Bispo, no último dia 6, para ver como os alunos "devoram" os livros! A aventura começou na escola com a enorme expectativa para a maioria que nunca havia ido. Partiram três ônibus, cada um com quatro professores.

Seguimos pelo Alto da Boa Vista e no caminho pudemos ver a Cidade do Rock, motivo de grande euforia nos adolescentes. Os alunos chegaram ansiosos e ao ganharem a nota bienal, que dá direito a comprar livros por R$ 5, correram para as compras. Eles não esqueceram da família, alguns compraram livros para a mãe e para os irmãos.

Foi uma imensa satisfação aceitar o convite da escola para acompanhar os integrantes do grêmio, nesta viagem fantástica, e poder contribuir, mesmo que de forma muito pequena, no estímulo destes novos leitores!

CURIOSIDADE:
A Bienal surgiu em 1983 e aconteceu no Copacabana Palace. Numa área de apenas 1400 m², o público visitante foi de 45 mil pessoas e apenas 86 editoras em exposição. Já em 1985, foi possível notar um grande crescimento: foram 136 expositores que receberam 80 mil visitantes no estacionamento do São Conrado Fashion Mall, duas vezes a área da edição anterior. Foi a partir de 1987 que a Bienal ganhou o Riocentro como endereço certo, ocupando na época menos da metade de um pavilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário