A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E. M. Sergipe comemora em grande estilo o dia do Folclore

Texto e Fotos:  Jussara Barbosa

No último dia 30, a Escola Municipal Sergipe comemorou com muito entusiasmo o Dia do Folclore. Durante todo mês de agosto, os professores trabalharam a cultura popular brasileira em sala de aula em grande estilo. Uma das atividades realizadas pela escola foi o "cine corredor", organizado pela Profª Daniele Vasconcelos da Sala de Leitura e com o apoio das professoras da escola. Nesta atividade um telão foi erguido para a exibição de lendas do nosso folclore. E teve até pipoca! Neste momento, deu vontade de voltar a ser criança!

A culminância de todo trabalho realizado pela escola foi uma programação empolgante onde cada turma se apresentou com um foco cultural: parlendas, capoeira, musicais e cordéis. A Professora Fernanda Senna que focou seu trabalho na literatura de Cordel fez alguns destaques: “Considerei valiosa para nossos alunos a presença do Sr Honorato em nossa escola. Uma vez nossos alunos estando num processo de aquisição da leitura e escrita, torna-se interessantíssimo o contado com quem faz literatura”.



Mas a contribuição deste importante parceiro não parou por aí. Grande conhecedor da cultura nordestina e cordelista de mão-cheia, a participação do Sr Honorato ajudou as professoras a dar vida a esta manifestação cultural tão rica a que chamamos cordel.

Ainda nas palavras da Profª Fernanda: “Tendo trabalhado com o Folclore e, em meu caso, com a literatura de cordel mais de perto, percebi interesse por parte de meus alunos. O contato com esta forma cultural, auxilia na construção do conhecimento por parte deles. Agradeço a disponibilidade dos representantes do projeto Bairro Educador em atender as necessidades de nosso alunos. Espero contar, assim como meus alunos, com a colaboração permanente de vocês”.


O Sr.Honorato, cordelista da Academia Brasileira de Literatura de Cordel teve participação importante ao resgatar a cultura nordestina através dos versos e improvisos, valorizando uma cultura e um povo com tão grande contribuição para o nosso folclore! A criançada adorou os improvisos feitos com seus nomes e cidades pelo Sr. Honorato!

No próximo dia 15/09, os alunos da E.M. Sergipe vão continuar aprendendo mais sobre o folclore de nosso país. Será realizada uma visita ao Museu do Folclore. Mais uma boa maneira de aprender, se divertir e conhecer novos hábitos culturais.

Um comentário:

  1. Que belas imagens! Vocês me fazem a emoção de cada dia! Parabéns. Vamos aos experimentos culturais. Severino Honorato.

    ResponderExcluir