A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escola Municipal Guararapes mostrando a sua cara na UERJ

Na ultima quarta-feira, dia 21 de setembro, alunos do 1º ao 3º anos da Escola Municipal Guararapes Cândido foram ao evento “UERJ Sem Muros”. Essa é uma atividade que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolve anualmente, abrindo as suas portas para toda a comunidade, desabando os “muros” que impedem a inserção da sociedade nesse espaço acadêmico.
A UERJ Sem Muros tem o objetivo de apresentar suas produções para toda a comunidade carioca, evento que conta com a apresentação de todos os cursos da universidade, através de palestras ou pôsters referentes às pesquisas desenvolvidas, apresentações dos projetos de extensão ou mesmo atividades lúdicas promovidas principalmente pelos cursos das ciências naturais. As atividades atendem a todos os públicos, desde crianças aos idosos, que podem contar com diversos serviços, sejam eles de saúde, atividades físicas ou mesmo atividades pedagógicas em forma de brincadeiras.
A UERJ disponibilizou ônibus às escolas da rede pública e, as crianças da Guararapes Cândido tiveram a oportunidade de fazer esse passeio que encantou a todos, desde a estrutura física da universidade até as atividades participadas. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo animal, tocando em animais marítimos expostos pela Faculdade de Biologia; meio ambiente e saúde, através de jogos como quebra cabeças, amarelinha, contendo informações sobre a preservação do meio ambiente e cuidado com a saúde; física, a partir de experiências apresentadas pelos alunos universitários; os planetas, com um planetário montado na Capela Ecumênica, ou seja, muitas brincadeiras e exposições interativas acerca de diversos temas.
Os alunos percorreram por diversos stands e tiveram contato com inúmeras disciplinas, aprenderam brincando e, admirados com tanta informação foram se deliciar com um saboroso lanche oferecido pelos organizadores do evento, cardápio: Cachorro Quente com Guaraná. Os alunos adoraram! À volta para casa foi regada de muita música e alegria, todos queriam contar sobre a experiência vivida, lembrando das atividades, como o planetário, maior sucesso do passeio. Chegando à escola foram surpreendidos pelo Tio da barriquinha de doces, próxima à escola, que deu a todas as crianças pirulito, muita felicidade para um único dia! Assim, aguardados pelos seus responsáveis voltaram para casa cheios de novidades e com muita vontade de um dia ingressar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Por Yohana Mazza, Gestora de Projeto Bairro Educador Santa Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário