A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho visita o CCBB

Na quinta-feira, dia 08/09, o Programa CCBB Educativo, do Centro Cultural do Banco do Brasil, recebeu nossos alunos da Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho, em visita agendada e organizada por nós do Bairro Educador em conjunto com a direção da escola em foco. Os momentos que antecederam a chegada do ônibus encarregado de nos levar até o Centro Cultural do Banco do Brasil foram cercados de muita expectativa, com todos os alunos demonstrando grande ansiedade pelo passeio que viria.    
                                      


Nosso caminho até a sede do Centro Cultural, no centro da cidade, ocorreu sem problemas, e logo que chegamos, fomos recebidos e encaminhados pelos profissionais do projeto para a sala de Cinema do CCBB, onde foi explicado aos alunos o funcionamento do espaço, reforçando a idéia de que o Centro Cultural do Banco do Brasil é um espaço de difusão de cultura gratuito e que pode e deve ser ocupados por todos, como pelos nossos alunos, por exemplo.  Alguns alunos, inclusive, demonstravam um misto de surpresa (boa!) e espanto: “Mas é de graça mesmo?!” disse umas das alunas, num determinado momento. Nesta sala de cinema assistimos a três curtas do Festival Anima Mundi, todos sem falas, propondo e pedindo aos alunos uma maior atenção ao que escutavam.


Depois do cinema, dividimos nosso grupo em dois, para uma atividade de visita guiada a algumas das exposições em destaque. Passamos pela exposição em homenagem ao trompetista Miles Davis, onde os alunos ficaram encantados com os figurinos extravagantes utilizados pelo artista. Passamos ainda por uma exposição da história do rock, antes de passarmos pela exposição permanente que mostra a história do dinheiro. Vale ressaltar que a todo o momento os responsáveis pela nossa visita se mostraram solícitos em esclarecer quaisquer dúvidas e questionamentos que nossos alunos pudessem ter, além de estarem sempre explicando e contando algumas curiosidades sobre as exposições.


Por fim, nos reunimos todos mais uma vez para a atividade de Laboratório promovida pelo CCBB Educativo. Voltando as questões referentes à atenção redobrada ao que ouviam os alunos durante todo o passeio, os instrutores pediram que cada um deles falasse de algum som que tivesse chamado sua atenção.


Uns falaram do som do elevador, outros de sons de passos e assim por diante.  Propôs-se, então, a organização de uma pequena orquestra ali mesmo entre os alunos e os professores da escola, onde cada pequeno grupo que se subdividiu, ficou responsável por um tipo de som desta orquestra.  Ao fim de alguns pequenos ensaios, gravou-se o resultado desta orquestração confusa, mas muito divertida e mobilizadora. Os alunos demonstravam bastante alegria e satisfação com o trabalho realizado.


Vale ressaltar que o passeio proposto por nós do Bairro Educador tem o intuito maior, para além de oferecer novos espaços de aprendizagem para os alunos envolvidos como o próprio CCBB, de reforçar a idéia de que muitos espaços públicos de difusão de cultura, arte, música, etc. podem e devem ser ocupados por todos nós, frisando bastante este ponto para os alunos, esperando estimular a curiosidade dos mesmos para descobrir, inclusive por eles mesmos, estes espaços de nossa cidade.


Por Tiago Rosa, Gestor de Projeto do Bairro Educador Lins de Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário