A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ex-alunos da Educação de Jovens e Adultos trocam experiências com estudantes do Peja do CIEP Leonel de Moura Brizola

No dia 20 de setembro os estudantes do Peja do CIEP Leonel de Moura Brizola, Bairro Educador Maré participaram de uma conversa sobre trajetória escolar, arte, fotografia e acesso a universidade com Francisco Valdean e Deise Pimentel. Ele é fotógrafo da agência Imagens do Povo, estudante de Ciências Sociais da UERJ e morador da comunidade Baixa do Sapateiro, na Maré. Ela é estudante de Serviço Social da UFRJ, pesquisadora sobre acesso e permanência de jovens negros e pobres na universidade.


Ambos os convidados foram alunos da Educação de Jovens e Adultos e, assim como uma boa parte dos estudantes do Peja do CIEP Leonel de Moura Brizola, também vieram da região Nordeste em busca de melhores oportunidades de trabalho e condições de vida, e tiveram que concluir os ensinos fundamental e médio aqui na cidade do Rio de Janeiro.


Os convidados falaram sobre suas trajetórias escolares, os desafios encontrados e os momentos de superação e também apresentaram o trabalho que desenvolvem atualmente. Os estudantes do Peja consideraram muito importante esta troca de experiências e se sentiram motivados a continuar seus estudos e quem sabe até mesmo ingressar em uma universidade.


Por Guaraciara Gonçalves, Gestora de Projeto do Bairro Educador da Maré e Manguinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário