A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 6 de setembro de 2011

A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte!

A Casa de Cultura da Cidade de Deus abrigou as réplicas de obras do artista brasileiro Cândido Portinari oferecendo para os professores e interessados uma Capacitação sobre a Exposição que foi feita pela Gestora de Projetos Francisca Assis.  As professoras Janilda Pereira e Ana Ísis das escolas: CIEP Luiz Carlos Prestes e José Clemente Pereira, respectivamente também participaram da Capacitação ganhando para a escola o bauzinho com material para trabalhar junto aos alunos sobre o artista.



A exposição O Brasil de Portinari do Projeto Portinari da PUC-Rio estava dividida em 6 módulos: Histórico, Paisagens e Animais, Cultura Brasileira, Social, Cenas Religiosas, Retratos e esteve entre os dias 08 e 19 de agosto disponível para visitação com orientação das profissionais do Projeto: Angélica e Mônica. O Bairro Educador Cidade de Deus fez a articulação de todas as escolas acompanhadas pelo projeto para participarem da exposição da seguinte maneira: no dia 11 de agosto acompanhou a participação dos alunos do 2º ano da E.M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho da Professora Viviane Cunha. Os alunos ficaram encantados e queriam saber detalhes da vida pessoal do artista. Após a visita, os alunos participaram de Oficinas de Artes com acesso ao universo das obras contidas no Bauzinho de Cândido Portinari pintando as impressões sobre o mesmo.



À tarde, os alunos do 7º e 8º ano da professora Ana Ísis da E.M. José Clemente Pereira foram contemplar as obras fazendo muitos questionamentos e de acordo com a professora os mesmos continuarão conhecendo o artista através dos trabalhos que serão desenvolvidos em sala de aula.



No dia 16 de agosto, foi a vez dos alunos do Acelera II da professora Sílvia Rocha da E.M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho que participaram de atividades orientadas pelo Bairro Educador Cidade de Deus no 1º semestre de 2011. Os alunos ficaram encantados com as obras fazendo associações com as pinturas contidas nos livros escolares.



A E.M. Alberto Rangel teve a participação dos alunos do PEJA que fizeram a trilha a pé até a Casa de Cultura com as turmas do professor Carlos Arthur e Jonatas,  este último está desenvolvendo a pesquisa do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO, Ação Educativa - parceiro do Bairro Educador). Por fim, no dia 19 de agosto foi a vez dos pequenos alunos do Ciep Luiz Carlos Prestes, um grande presente pelos 25 anos do Ciep!

        Por Francisca Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador Cidade de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário