A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lançamento do Blog: “fala Grêmio!”

Na última sexta feira, dia 16 de setembro de 2011, foi realizado no Centro Cultural Calouste Gulbenkian o lançamento do blog “fala Grêmio!”, um espaço virtual de articulação entre os grêmios estudantis, escolas e 1ª CRE.
Blog idealizado pela 1ª CRE: falagremio.blogspot.com

Todas as escolas da 1ª CRE foram convidadas a participar do lançamento, juntamente com seus respectivos grêmios estudantis. A maioria das escolas compareceu ao evento de maneira bastante participativa. As crianças e os adolescentes envolvidos puderam deixar suas impressões sobre o momento através da produção de cartazes que permaneceram expostos durante a atividade.
As estudantes do grêmio da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti mostram o seu cartaz
O lançamento oficial do blog foi realizado pelo assessor José Luiz Pinheiro de Andrade e a assessora Fátima Sueli, juntamente com os representantes da Saúde, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi oferecido um maravilhoso lanche que fez a alegria da criançada e dos adultos também! Continuando a programação, tivemos uma apresentação instrumental de ritmos brasileiros feita pelo professor Marciano - Fundação Gol de Letra, localizada no Caju, zona norte do Rio de Janeiro - de maneira bem pedagógica e agradável, convidando os alunos e os professores a entrarem em contato com os instrumentos musicais e com ritmos brasileiros, começando com o baião, passando pelo xote, samba de terreiro, maculelê e não poderia fechar sem nosso querido samba de carnaval.
Equipe da 1ª CRE, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro apresentando o blog “fala Grêmio!”

Após a aula de ritmos com o professor Marciano, tivemos a apresentação da Escola Municipal Mascarenhas de Morais, atendida pelo projeto Gol de Letra, onde o mesmo realiza um trabalho de valorização da cultura brasileira de Norte a Sul, através da integração entre dança, teatro e música com as crianças do 2º Turno Cultural.
Estudantes que foram convidados para tocarem baião, xote e samba



Para fechar a festa, tivemos duas apresentações de danças folclóricas: o Maculelê, dança afro brasileira e indígena, muito bem representada pelas crianças mostrando todo swing e molejo carioca e o Bumba meu Boi, dança originária do Nordeste do país, festa de influência indígena, européia e africana, onde o boi é o ator principal da festa e o mais esperado do evento.
Apresentações de Maculelê e Bumba meu Boi dos estudantes da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes


Os alunos da E. M. Mascarenhas de Morais representaram muito bem essa festa colorindo e alegrando ainda mais o evento. Todos ficaram admirados e empolgados com as apresentações e dinâmicas realizadas.

5 comentários:

  1. Que bom estarmos nessa festa também.

    Parabens 1ª CRE!

    ESCOLA ESPIRIDIÃO ROSAS

    ResponderExcluir
  2. adoro participa do gremio estudantil pq ai nem tenho palavras pra dizer
    mais eu amo eu adoro fazer parte dessa luta para melhora a escola e com a colaboraçao dos jovens e das crianças vai ficar muito mais facil

    ResponderExcluir
  3. gremio estudantil
    amo fazer parte dessa luta para o melhorar a escola

    ResponderExcluir
  4. Vamos lutar pela PAZ na escola reunindo forças nós podemos tudo nesse mundo
    com muito orgulho eu digo EU amo participa do gremio estudantil..

    ResponderExcluir