A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais um momento da Trilha Educativa “a historia da minha comunidade”.

No último dia 25 foi realizada uma palestra sobre a historia da Vila Kennedy pela Voluntaria Sandra Maria de Souza, moradora da Comunidade há 47 anos, contemplando alunos do 8º ano da Escola Municipal Presidente Café Filho, que agregou valor a Trilha Educativa “A Historia da Minha Comunidade”.

A palestra foi um conjunto de relatos que se mesclavam aos fatos históricos das pesquisas realizadas pelos alunos. O Conjunto habitacional da Vila Kennedy, começou a ser construído no ano de 1962, financiado com recursos da aliança para o Progresso e uma ajuda de alguns milhões de dólares vinda dos Estados Unidos USAID (United States Agency for Internacional development) e foi concluído em 1964. O conjunto na época era composto inicialmente por unidades unifamiliares, com tamanhos variáveis, com quartos e outras do tipo sem quartos e era distribuído por glebas.


A maioria da população foi removida de favelas, entre elas: Favela do Esqueleto (hoje UERJ), Ramos e Pasmado localizadas nas áreas da Zona Norte e Zona Sul.

A mudança para Vila Kennedy fazia parte de uma estratégia do Governo, que era a erradicação de favelas, vantagens com casa própria, água, luz, esgoto, transportes e ainda serviços comunitários como galpões, lavanderia, fábrica de costura (Fabrica Bangu) e padaria.  As promessas não foram totalmente cumpridas, pois segundo a Voluntaria as ruas não eram asfaltadas, as casa inacabadas, não havia oferta de empregos locais e o sistema de transportes era extremamente deficitário.


Os alunos curiosos fizeram varias perguntas, os mesmos perguntaram a data de fundação da Comunidade e quem fundou, sendo respondido de imediato:  a data de 20 de Janeiro de 1964, dia de São Sebastião do Rio de Janeiro, sendo inaugurado pelo Governador Carlos Lacerda, e deu-se o nome Kennedy em homenagem ao Presidente Kennedy.

Indagaram também sobre este crescimento, do entorno da comunidade, aumentando o crescimento populacional de forma bastante desordenada. Na turma alunos moradores na Vila Metral, Vila Progresso, Malvinas, Alto Kennedy, etc.. A Vila Metral, em especial, fica próximo a Av. Brasil, tendo sido construída nos terrenos de Portugueses que ali moravam, terrenos estes que foram invadidos pela comunidade e por pessoas de fora da comunidade. A Vila Kennedy é subdividida em áreas com nomes próprios, como Vila Progresso e Jardim do Éden.

No fim da década de 60, um embaixador estadunidense doou uma réplica da Estátua da Liberdade produzida pelo criador da estátua original localizada em Nova York. A estátua foi produzida em niquel. É orgulho para muitos dos moradores do bairro.

Quanto à cultura, a vila Kennedy possui a Escola de Samba Unidos da Vila Kennedy, o Teatro Mário Lago e a Praça Miami (que costuma trazer atrações para a economia).

“A verba usada para erguer as casas populares da Vila Kennedy veio da Aliança para o Progresso, programa criado pelo então presidente estadunidense John Kennedy. Daí, o nome da Vila, que a princípio se chamaria Vila Progresso e que acabou por receber seu nome atual como forma de homenagear o presidente Kennedy, falecido em 1963, um ano antes da inauguração da Vila.” Concluiu a Palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário