A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Na Escola Municipal Machado de Assis a saúde é pela natureza

Na quinta-feira passada, dia 22 de setembro, começaram as atividades da Trilha Educativa “Saúde pela Natureza”, na Escola Municipal Machado de Assis, uma das escolas do Bairro Educador Santa Teresa. Tendo em vista que a saúde é influenciada pela quantidade e qualidade da alimentação, pelo meio ambiente físico e social em que se vive, trabalharemos a valorização da natureza e o cuidado da saúde. Não trataremos a saúde como ausência da doença, mas sim que o adoecimento é um processo que precisa ser analisado criticamente e conscientemente. Teremos o Projeto Político Pedagógico da escola como fonte de inspiração para criação e execução das atividades.
A atividade foi promovida pela gestora de projeto do Bairro Educador Yohana Mazza e a coordenadora pedagógica da Escola Alessandra Molinaro Clen. No primeiro sub-tema da Trilha “Os Vegetais e a Saúde” foram trabalhadas: a importância de nos alimentarmos bem, de fazermos uma alimentação rica em vegetais e frutas e ainda, citadas as experiências dos saberes populares que utilizam ervas medicinais como práticas alternativas de saúde.

Num primeiro momento apresentamos para os alunos o projeto Bairro Educador e a Trilha Educativa. Todas as turmas participaram das atividades planejadas que começaram com a apresentação dos vegetais (ervas para chás e temperos), sua utilidade e seus aromas. Em seguida, foi feita uma dinâmica, onde os alunos com os olhos tapados tiveram que identificar as ervas através do aroma. Para finalizar, produziram desenhos das ervas que mais gostaram e escreveram seus respectivos nomes, incentivando o letramento.
Os alunos da educação infantil ao 4º ano se divertiram e aprenderam com essa atividade, compreenderam a importância dos vegetais, já que estes ajudam não apenas na diminuição da gordura do corpo, mas também no combate a doenças. A brincadeira dos aromas animou a garotada, aguçando o desejo de saborear aquelas ervas tão cheirosas. As atividades da Trilha serão desenvolvidas todas as quintas, o próximo sub-tema será “Os caçadores de Frutas”, que as professoras já começaram a explorar em sala de aula, podendo despertar maior interesse nos alunos quando forem participar da próxima atividade do Bairro Educador.
Por Yohana Mazza, Gestora de Projeto do Bairro Educador Santa Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário