A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BE Vicente de Carvalho visita Museu do Folclore

No último dia 15, o Bairro Educador acompanhou a Escola Municipal Sergipe na visita ao Museu Nacional do folclore, no Catete. O Museu conta com um acervo multicultural e uma mostra fotográfica que registra, através de objetos e cenários, a história do povo brasileiro!

O Museu não possui guias, pois acredita na autonomia e individualidade de cada visita com significações pessoais. Para que a visita aconteça de forma autônoma, os professores precisam passar por uma formação antes da visitação com os alunos. Assim, a visita ganha significados múltiplos, possibilitando aos alunos o contato com novas culturas.

O espaço está dividido em três andares. O primeiro fala do “Ciclo da Vida” e dos “Caminhos da Vida”. O segundo trata da parte técnica onde resgatamos o antigo e observamos o presente. O terceiro apresenta artistas brasileiros e suas características. Toda exposição está organizada por temas, o que trás uma riqueza grandiosa de ideias para se trabalhar na escola, fugindo de temas repetitivos e distantes do cotidiano dos alunos.

A visita ao Museu do Folclore fez parte do conjunto de atividades dedicadas ao folclore na E.M. Sergipe. Pensando em contribuir com o tema trabalhado na escola, a equipe do BE articulou e acompanhou alunos e professores na visita ao museu. Afinal, “todo espaço, é espaço de aprendizagem” e a circulação pela cidade traz muitos ganhos ao aprendizado dos alunos.


Vista do Museu do Folclore, no Catete.  A área externa, bem próxima ao museu, é cercada de verde. Um belo cenário para passear e lanchar à sombra de belas árvores. Os alunos da E.M. Sergipe aprovaram a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário