A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Unindo forças para transformar o BE Santa Teresa

No último sábado, 27 de agosto, foi realizado na E.M Guararapes Cândido uma reunião entre o Projeto Bairro Educador e os pais dos alunos. A finalidade dessa reunião foi construir junto aos pais uma caminhada pelas comunidades do entorno da escola, tendo em vista a maior aproximação das famílias no contexto escolar, aumentar a autoestima das crianças e ainda resgatar a história dessas comunidades.
Porém a atividade não ocorreu como se esperava, poucos pais compareceram à reunião.  Desta forma foi aproveitado o espaço para uma grande roda de bate papo. A conversa foi muito produtiva, havendo um amplo debate sobre a escola e sobre a importância da comunidade na construção de uma escola mais dinâmica, que dialoga com os diversos saberes da sociedade.
A direção também aproveitou o momento para passar alguns informes sobre acontecimentos atuais, como a conquista da liberação da verba, pela Secretaria Municipal de Educação, para a construção do toldo que irá cobrir o caminho das crianças até o refeitório. Todos receberam a notícia com muito entusiasmo e ainda apresentaram outras propostas e reivindicações.
Não perdendo de vista a atividade proposta, os pais propuseram que fosse chamada outra reunião e como estratégia de mobilização será chamado o CRAS Botafogo, que atende o bairro Cosme Velho, onde se localiza a escola. A idéia é que o Bairro Educador junto ao CRAS promovão uma reunião dividida em duas partes, a primeira será apresentada e construída a caminhada pelas comunidades e a segunda parte será apresentado o papel do CRAS, onde os pais poderão tirar dúvidas referentes à porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social.
A Escola Municipal Guararapes Cândido e o Bairro Educador contam com o comprometimento dos pais para que a próxima reunião, marcada para o dia 17 de setembro, esteja não apenas populosa, mas que a qualidade do debate também se faça presente. A união faz a força e pode transformar a educação!
Por Yohana Mazza, Gestora de Projeto do Bairro Educador Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário