A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bairro Educador marca presença no Circuito Cultural dos Morros da Providência e do Pinto

Texto e fotos: Caroline Pires, gestora de projetos do Bairro Educador Santo Cristo.


Atividade que tem crianças das escolas locais, moradores, setor público, setor privado e organizações da sociedade civil o Bairro Educador está presente! O Circuito Cultural construído coletivamente com os moradores e a UPP Social/Territórios da Paz/ SEASDH (Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos) visou à promoção e à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico da histórica favela da Providência e de seu entorno.
Exposição de fotos dos bairros que fazem parte da Zona Portuária do Rio de Janeiro
 
Duelo  entre um rapper e um repentista da comunidade

O evento contou com mostras de trabalhos de artistas locais empolgando os presentes, por exemplo, uma apresentação da bateria da Escola de Samba Mirim Mel do Futuro coordenada pelo seu Nélio com as crianças da comunidade, um dos momentos divertidos do evento. A Mel do Futuro ainda vai receber novos instrumentos musicais, doados pelo CISANE para suas oficinas de percussão, realizadas pelo próprio seu Nélio.

Apresentação da bateria da Escola de Samba Mirim Mel do Futuro
 O Bairro Educador também foi convidado para expor o projeto a toda a comunidade, e assim todo o bairro nos conhecer e saber das nossas ações nas escolas e é claro, nos articularmos com os futuros parceiros. Além do Bairro Educador, outros projetos e pessoas que atuam na região portuária estiveram presentes no circuito cultural.
O baião de dois servido no final do evento foi o momento de reunião para pensar como a favela da Providência não pode deixar de ter espaços para apresentação da cultura local que valorizam sua memória.
Finalizando, foi possível ver como a população local utiliza as expressões artísticas para expressar todo o acúmulo de cultura que se encontra naquele espaço desde repentistas nordestinos, rapper's, artesãos, músicos, dançarinos, artistas, etc. Um espaço onde um mosaico de culturas apresenta a expressão genuína da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário