A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogos Cooperativos na Escola Municipal José Moreira da Silva

A Escola Municipal José Moreira da Silva (BE Mangueira) e o Bairro Educador buscando por em prática o Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida unidade escolar e trabalhar com os alunos o respeito aos colegas e a presença de regras mesmo em momentos de livre expressão e divertimento, começaram no dia 30 de setembro os Jogos Cooperativos, com as turmas do terceiro, quarto anos especificamente e especialmente em algumas atividades com as turmas do segundo ano.

O primeiro jogo cooperativo a ser realizado foi o Kofer Boll, surgido em 1902, na Alemanha. Este coloca em evidência durante sua realização, o controle, limites e o respeito. Baseado no Handball – uma espécie de futebol jogado com as mãos – o Kofer Ball segue a mesma lógica, porém ao receber a bola de um companheiro de equipe, a pessoa tem que repassá-la sem andar ou correr e sem sair do lugar em que esta, apenas virando seu corpo e arremessando a bola para seu companheiro de equipe mais próximo do gol.
Os times ainda ficam repartidos, com a equipe do ataque no campo do adversário para favorecer a aproximação do gol, e a equipe da defesa permanecendo em seu campo, próximos ao seu goleiro. Sem a posse de bola, o componente pode movimentar-se livremente pelo seu espaço do campo para tentar auxiliar seus demais companheiros na passagem da bola, porém sem ultrapassar a linha divisória estabelecida no início da partida.
turma 1.301
Os alunos do terceiro ano, turma 1301 foram os primeiros a experimentar o jogo ainda desconhecido. Ao final responderam a avaliação pensada em conjunto com a coordenação pedagógica da escola e para eles, o referido Jogo Cooperativo foi satisfatório, mas difícil pela impossibilidade se de mover.
turma 1.301
Os alunos do quarto ano, turma 1401 foram à segunda turma a participar da atividade e a desenvolveram sem maiores dificuldades em relação às questões que tinham sido explicadas no início da partida e que relacionavam ao que podia ou não ser feito nesse jogo em especial. A avaliação foi respondida ao final da partida e na visão dos mesmos, foi satisfatória e difícil em alguns momentos.

turma 1.402
 
Os alunos do terceiro ano, turma 1302 deram continuidade a sequencia de turmas a realizarem a atividade e a acharem mais difícil por conta de todas as regras a serem seguidas, bem diferentes da maioria dos jogos e atividades recreativas com os quais estão acostumados.
turma 1.302

A turma 1202 finalizou o dia de Kofer Ball e a achou bem estimulante, apesar de terem tido dificuldade de lembrar do que podia ou ser feito durante a partida, até mesmo, por conta do calor da atividade, do desenrolar do jogo e do desejo de alcançarem o colega mais próximo do gol.
turma 1.202
 Com exceção da turma 1302, as demais gostariam de repetir o jogo cooperativo, apesar de terem achado, no primeiro momento, certa dificuldade em se relacionar com as novas regras e formas de brincar cooperando, até então desconhecidas. Combinamos então, que o Kofer Ball será realizado outras vezes com as turmas que desejarem e com a 1302 haverá um momento de conversa para pensarmos juntos a atividade.

As turmas estão ansiosas pelos próximos jogos e aguardando as próximas semanas com o desejo que cheguem logo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário