A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alunos visitam exposição da Índia no CCBB

No dia 21 de outubro, 28 alunos das turmas 1803 e 1804 da Escola Municipal Mario Piragibe, acompanhados de professores e da gestora de projetos do BE Anchieta, realizaram uma aula-passeio no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que foi praticamente uma viagem à Índia!

A escola foi contemplada com um ônibus do próprio CCBB, fruto da parceria estabelecida pelo BE. Ao chegar ao destino, a equipe foi recebida pelos mediadores que acompanharam a visita.


Antes de ver a exposição, os alunos foram levados ao laboratório – uma sala de artes – onde foi iniciado o debate acerca do que seria visto e, da importância dos símbolos na cultura indiana. Até então, a maior referência que os alunos tinham do tema era a novela “Caminho das Índias”.



Foi discutida a pluralidade das culturas, principalmente das religiões, e a importância de estudar para conhecer o que parece “estranho/desconhecido” ao invés de simplesmente negá-lo, porque só assim, podemos superar a ignorância. Tendo em vista que não há uma cultura e/ou religião certa ou errada, completamente boa ou ruim, todas devem ser respeitadas e, sempre que possível, exploradas de maneira que sejam conhecidas.

Os alunos foram divididos em dois grupos e tiveram a oportunidade de ver boa parte das 380 peças, entre fotos, instrumentos musicais, vestimentas, estátuas milenares, entre outras. Os mediadores contaram histórias dos deuses e, ainda sanaram as curiosidades dos alunos que, animados registraram o momento com muitas fotos.

Para se despedir aprenderam a saudação indiana NAMASTE* que significa: Até a próxima!
*Que o Deus que habita em mim habite em ti e, que o Deus que habita em ti habite em mim. Busca o equilíbrio e a tolerância.

Por Fernanda Aguiar - BE Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário