A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aventurando-se no mundo dos animais na Veterinária Jorge Vaitsman

Matéria e Fotos por: Priscilla Babo

Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a turma 12 da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, visitou a Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman, para conhecer um pouco mais sobre os animais de pequeno porte e a história do local, que foi criado para tratar dos burros que levavam as carroças de limpeza urbana na época do Império.


O enfoque maior era a reprodução animal, porém descobrimos muitas coisas interessantes relacionadas ao dia-a-dia dos veterinários, como por exemplo, o funcionamento de uma clínica veterinária, o biotério (laboratório de geração de ratinhos para análise de raiva), a canil, gatil e o setor das ovelhas para produção de soro.
Conhecemos ainda o crematório e o cemitério de animais, onde são enterrados por 2 ou 3 anos gatos, cães e até mesmo, papagaios.


Nossa visita começou com algumas palavras sobre como é o trabalho do veterinário, e fomos para o biotério. Lá conhecemos as máquinas importantes para a formação das camas dos ratos de laboratório e de ração para a alimentação dos mesmos. Vimos os ratos matrizes, pais de todos os demais ratinhos, além de, ver bem de perto uma mamãe ratinha grávida e outra já com seus pequeninos filhotes.

Ao sairmos do biotério, seguimos para o gatil e aprisco, passando depois no canil, onde fomos visitar uma cadela que também tinha dado cria. Os alunos, fizeram uma fila e um por um, observaram os filhotes na cama improvisada e sua mamãe, bem ao lado.


Visitamos também o forno crematório e o cemitério, onde as plaquinhas de saudade e lembranças dos mascotes que já morreram, chamaram a atenção de todos.
Terminamos nossa ida à veterinária fazendo um lanche no antigo refeitório da unidade, onde as alunas nos surpreenderam brindando ao veterinário e dizendo em coro: “Viva o Veterinário”.
Todo o nosso passeio e as explicações, em sua maioria, foram feitas pelo próprio diretor Dr. Carlos Eduardo. Ficam nossos agradecimentos a ele, pela disponibilidade apresentada desde o início das conversações com a Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman e por ter nos acompanhado todo o tempo durante a aula-passeio.

Gostaríamos de agradecer também ao Depósito de Água e Galinheiro pela doação do galão de água de vinte e cinco litros, aos pais que nos acompanharam, auxiliando no suporte com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário