A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BE Caju tem “Um Amanhã Sustentável”

No dia 24 de Novembro, aconteceu na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes a Feira Científica Cultural “Um Amanhã Sustentável”. A escola que já está habituada a realizar esse tipo de ação, desta vez recebeu o reforço de todos os Parceiros do Programa Escola do Amanhã e de parceiros locais do bairro do Caju.
A definição do tema “Comemoração do ano Internacional das Florestas”, que inclusive é o tema do Projeto Político Pedagógico da escola, surgiu em uma reunião entre parceiros, direção e professores da escola. Durante a reunião a direção sugeriu realizar um concurso para escolha de um nome para a feira, que ficou denominada: “Um Amanhã Sustentável”. Neste concurso também foi escolhida a logo do evento.

Além da exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes, os parceiros ofereceram diversas oficinas, seguindo a temática da feira.


O Projeto Cientistas do Amanhã ensinou como fazer puffs, a partir da reutilização de garrafas pet de refrigerantes. Os alunos levaram mais de 3 mil garrafas que foram utilizadas durante a oficina , realizada na quadra da escola.



O Programa Saúde na Escola ensinou maneiras saudáveis de alimentação juntamente com uma parceira do Bairro Educador do Caju. Entre as estrelas da oficina tivemos o suco de laranja com abóbora que foi servido na hora do almoço.



O programa “Parceiros Brasil” discutiu resolução de conflitos com a presença de Gail Sadalla, pioneira em mediação escolar na Califórnia ( Estados Unidos). A oficina trabalhou com os alunos formas de se expressar corporalmente por meio de mímicas.


O Bairro Educador convidou os artistas do “De Repente na Praça” que ofereceram duas oficinas ‘Escultura em Barro’ e ‘Xilogravura’ que geraram grandes obras de artes, que foram oferecidas aos professores. Oferecemos ainda a oficina de “Arte em Lata” que trabalhou a reutilização de latas de leite em pó e achocolatado transformado-as em artesanato. As latas eram revestidas de tecido com cola branca e fitas para enfeitar.

A escola em parceria com o Bairro Educador ofereceu uma oficina de Gibiteca. As professoras de língua portuguesa concederam um momento de leitura apenas com gibis, que variaram desde edições raras a clássicos da literatura. Mais de 100 crianças participaram desta atividade ao longo do dia.


A escola ofereceu ainda uma oficina de “Chacarera”, uma dança tradicional Argentina. As turmas de 9º ano participaram e filmaram para enviar para uma escola Argentina com quem estão em intercâmbio.


Tivemos ainda a presença do Corpo de Bombeiros que falou da prevenção de queimadas nas matas e sobre o resgate em áreas de florestas.



Além das oficinas, aconteceram palestras com o Engenheiro Ambiental da Galvão Engenharia e com a designer Silvia Blumberg (convidada pela representante do Proinape) que trabalha com a transformação do lixo em jóias. Houve também uma palestra sobre cultura dos povos indígenas.


Na parte da tarde houve um show de talentos. Os alunos dançaram, cantaram, declamaram poesia e tocaram violão.


A equipe do Bairro Educador agradece a participação de todos que se empenharam em garantir o sucesso da Feira: “Um Amanhã Sustentável”. A Coordenação do Programa Escolas do Amanhã, Direção, professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, Unesco, a equipe do Projeto Cientistas do Amanhã, a equipe do Programa Saúde nas Escolas, equipe do Parceiros Brasil, Proinape, Petrobrás, Galvão Engenharia, SOS, Dona Iraildes, Grupamento Florestal do Corpo de Bombeiros e Batalhão do Corpo de Bombeiros do Caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário