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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BE CANTAGALO discute “Gestão Escolar Participativa” e o processo Sucessório da E.M. Marília de Dirceu

Na última sexta-feira, dia 18/11/2011 a E. M. Marília de Dirceu promoveu um debate para discutir a importância da gestão escolar participativa e a participação da comunidade escolar na Consulta à Comunidade sobre o Processo Sucessório, que acontecerá de 23 a 26 de dezembro de 2011, em todas as escolas da rede pública municipal de ensino.

Participaram do debate diretora, pais e alunos. A diretora Jundiara Bemelmann conduziu o debate chamando a atenção dos responsáveis e alunos para o valor da participação dos responsáveis na gestão escolar.
Discursou sobre a importância do exercício da direção estar pautado no projeto político pedagógico da escola e defendeu uma gestão com disciplina:

“A escola deve ensinar o aluno a ter disciplina e, por isso, a escola tem sido rígida com os horários e uniformes. Não entendo isso e não entendam isso como punição. Para mim, um gestor escolar precisa estar bem preocupado profissionalmente com os cidadãos que daqui sairão. Por outro lado, o aluno acaba entendendo a importância de estar nesse espaço pelo prazer. Os alunos gostam de vir para a escola e essa é a contrapartida, o comprometimento para garantir ao aluno uma escola viva, prazerosa”.

Para a diretora a gestão escolar deve estar comprometida com a transformação social e com a formação do aluno como cidadão. Bem como, deve preparar os alunos para as lógicas de trabalho vigentes, que exigem comprometimento, disciplina e dedicação.

“Quando o aluno chega ao mercado de trabalho se exige boa aparência, disciplina, respeito às normas. Temos que trabalhar isso, antes, dentro da escola. Temos que prepará-lo”.  

Nessa linha, defendeu que a gestão da escola, também deve promover e fomentar a autonomia dos alunos investindo nas representações como o grêmio estudantil, alunos representantes do Conselho Escola Comunidade e outros tipos de organizações, espaços onde o próprio aluno promove a luta pela cidadania, abrindo campo para o aluno refletir sobre si, sobre seu papel social sempre associada à sua ação sobre o mundo.

Por fim, a diretora apresentou a chapa candidata e os as propostas. A comissão organizadora da consulta também foi apresentada e explicou passo a passo como será a Consulta à Comunidade. Mostrou-se o modelo de célula, as normas do processo e o calendário.

O Bairro Educador apóia essa iniciativa e acredita que um debate com os pais sobre gestão participativa chama os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, somando esforços para planejar, avaliar e implementar a proposta de educação a ser efetivada na escola. A gestão da escola desta forma é compartilhada com o coletivo, tornando a possibilidade de sucesso bem maior e alerta que a educação de qualidade precisa do envolvimento de todos.

Na próxima semana, trabalharemos junto ao grêmio divulgando na comunidade do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho a importância dos responsáveis comparecerem à escola dos alunos para participarem da Consulta à Comunidade sobre a escolha da direção escolar.

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