A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BE Rio das Pedras levando conscientização ambiental através da Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental

“Só com uma ardente paciência e com trabalho contínuo conseguiremos plantar uma sementinha de educação ambiental para colher no futuro um ambiente pleno.”
Alessandra Caline
A questão ambiental perpassa pelos projetos políticos pedagógicos das escolas do Bairro Educador Rio das Pedras. Por isso o Bairro Educador levou a proposta da Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental as escolas: CIEP Governador Roberto da Silveira, CIEP 301 e CIEP Pablo Neruda.

A Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental tem uma atuação ecológica na sociedade, com a prática de responsabilidade ambiental, coleta resíduos de origem animal de abatedouros processando e transformando em farinhas de carne e ossos que são utilizadas na fabricação de rações animais. Coleta também óleo de fritura usado transformando em sabão biodegradável. Além da proposta de levar educação ambiental para escolas, empresas, instituições religiosas, ongs  e etc com slogan “Você aceitaria uma água assim? Nem os peixes.

O trabalho de educação ambiental nos CIEPs do Bairro Educador Rio das Pedras através da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental configurou-se em uma gincana onde os alunos no primeiro momento participaram de uma roda de conversa no mês de setembro realizada pela educadora ambiental Maria Amélia e o Dr. Ambiente (Junior Matos) refletindo sobre vários aspectos da reciclagem, a responsabilidade da preservação do meio ambiente, daí lançando uma campanha de incentivo aos alunos: “a turma que trouxesse mais óleo de fritura usado iria ganhar um passeio”. Ressaltando, que os alunos seriam multiplicadores das informações e se responsabilizaram por ser agentes de preservação da natureza.

A partir das rodas de conversas com os alunos das escolas CIEP Governador Roberto da Silveira, CIEP 301 e CIEP Pablo Neruda, as escolas passaram a ser postos de coletas de óleo de fritura usado.
No segundo momento os responsáveis dos alunos do CIEP 301 foram contemplados com a palestra da educadora ambiental Maria Amélia no mês de outubro.

Depoimento de Maria Amélia sobre a atividade: “A Campanha nas escolas do Bairro Educador está indo muito bem, por exemplo, no CIEP Governador Roberto da Silveira foram coletados acima de 500 litros e no CIEP Pablo Neruda foram retirados 202 litros, quero parabenizar a todos o desempenho desta campanha principalmente a Gestora Giselle Bento, já que essas escolas fazem parte do BE Rio das Pedras”.
O BE de Rio das Pedras agradece a parceria da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental que proporcionou mais um momento de aprendizado, levando a comunidade escolar a serem agentes de preservação do meio ambiente.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi

Por Giselle Bento Gestora de Projeto do Bairro Educador Rio das Pedras.

2 comentários:

  1. eu acho muito legal pessoas querendo ajudar criancas que moram nua comunidade que ensinan so porque moran nua comunidade sao favelados isso e muito legal

    ResponderExcluir
  2. eu falo isso porque eu moro nua comunidade e a escola do meu bairro me emsinan muitas coisas legais a oportunidade que eu tive espero que todas as crincas tenhan o que eu tenho isso que eu falo aprofeiten a infancia so isso

    ResponderExcluir