A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Decreto pedido, decreto cumprido!

O tráfego nas ruas próximas às Escolas Municipais Ariena Vianna da Silva e Ernesto Francisconi em Senador Camará parou na manhã desta sexta feira (dia 04/11), para prestigiar a Caminhada Contra a Dengue. Estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica e Professores, além dos alunos. O decreto da Prefeitura prevê manifestações de conscientização para os alunos e a comunidade. A manifestação percorreu o entorno das ruas: Mucuripi, Narandiba, Estrada do Viegas, Rua D, José Raimundo Cardoso, Arthur Luz entre outras, somando aproximadamente 1 km percorrido.

O evento envolveu as parcerias entre o Bairro Educador, Posto de Saúde Escolar (PSE) e os Agentes de Saúde da Clínica Popular. Da articulação entre o Bairro Educador e o PSE, que proporcionou informações sobre “como” prevenir e “onde” os mosquitos se reproduzem, alunos confeccionaram cartazes e informativos que foram depositados nas caixas dos correios nas casas dos moradores das mediações.

O envolvimento de ambas as escolas foi sensacional. Toda a equipe foi às ruas para demonstrar união e empenho na luta contra o mosquito Aedes Aegipty.
As Escolas caminharam em sentidos opostos, ampliando a área da Passeata e consequentemente, abrangendo maior quantidade de pessoas informadas pelos alunos. Posteriormente se reencontraram em uma Praça onde deram continuidade ao manifesto. Também contaram com o apoio de um carro de som através do qual os alunos cantaram músicas cujos refrões conscientizavam toda a Comunidade por onde passavam.
Os moradores apoiaram a iniciativa das escolas e o alerta deixado pelos alunos a eles.



 Agora vale deixar aqui um lembrete de como surgiu os primeiros casos de Dengue no Brasil.

“Os primeiros casos de dengue no Brasil datam do século XIX, tendo ocorrido no Rio de Janeiro, no Nordeste e Sul do país, com várias epidemias relatadas na época. Com a campanha brasileira de erradicação da febre amarela em 1903, houve a erradicação do mosquito do país, com ausência de surtos registrados entre 1923 e 1981... 
O dengue no Brasil teve um crescimento significativo na década de 90, atingindo o nível mais elevado em 1998, com mais de 560 mil casos registrados. Houve uma redução acentuada em 1999 (210 mil casos), com as campanhas de combate ao mosquito, e um aumento consecutivo em 2000 e 2001, com mais de 239 mil e 390 mil casos notificados, respectivamente...”

Um comentário:

  1. Foi muito bom,eu diria que foi ótimo uma ação integrada já que todos tem que fazer sua parte, qdo se há união ai fica "mais que perfeito". Porém o Francisconi tinha que ser citado na frente, pois a maioria dos alunos foram nossos, kkkkkkkkk, Claudia PSE do Francisconi.

    ResponderExcluir