A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 15 de novembro de 2011

E.M. José Moreira da Silva recebe a Feira Literária do Bairro Educador

No último dia 11 de novembro, a Escola Municipal José Moreira da Silva recebeu a Feira Literária do Bairro Educador. Todos os alunos, até mesmo os da Educação Infantil, participaram da atividade, o que totalizou cerca de 210 alunos atendidos.

A lógica da atividade consistia em trocar um livro por uma garrafa pet ou latinha e desta forma, unir dois mobilizadores que devem, e já estão fazendo parte, da vida de todos e principalmente dos alunos da referida unidade escolar – ajudar a preservar o meio ambiente e desenvolver o hábito pela leitura.

Antes de cada turma iniciar a atividade, foi perguntado aos alunos se eles sabiam o porquê tinham levado as garrafas e as latas e pelo que eles iriam trocá-las. Todos sabiam as respostas, foi conversado rapidamente então com os mesmos, a importância da leitura, da preservação do meio ambiente e por que unir os dois em uma mesma atividade.


Assim que os alunos chegavam no espaço reservado para a Feira Literária, escolhiam alguns livros e tinham a oportunidade de folheá-los, fazer uma rápida leitura e averiguar qual era de seu maior interesse. Após deciderem e efetuarem a troca poderiam voltar para a sala de aula.

Em todas as turmas, alguns alunos perguntaram o que seria feito com as garrafas pet, já que foram elas as mais levadas para a troca. Surgiram até algumas sugestões que poderão ser incorporadas para as atividades de final de ano, como a construção de uma Árvore de Natal de garrafas.


 Pedimos então, que eles aguardem, pois o Grêmio será o responsável pela doação do quantitativo recolhido para uma cooperativa de reciclagem local, que será realizada ainda na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário