A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Escola Municipal Alberto Rangel numa explosão cultural

Por Francisca Assis Gestora de Projetos do Bairro Educador Cidade de Deus

No dia 19 de Novembro de 2011 a Escola Municipal Alberto Rangel abriu suas portas para a realização do evento: Zumbi Descentralizado: Festival João Cândido que envolveu diversos parceiros culturais da Cidade de Deus.


O Festival foi organizado por toda a equipe escolar com exposição de trabalhos das disciplinasfazendo interlocuções com o Dia da Consciência Negra. Os alunos criaram trabalhos com discussões sobre o racismo, a inserção do negro e da mulher negra no mercado de trabalho. Um momento muito emocionante foi a execução do Hino da África do Sul com a participação dos alunos do PEJA.


Os alunos apresentaram ainda, poesias baseadas na História do Negro no Brasil expondo materiais confeccionados sobre os principais líderes como: Zumbi dos Palmares e João Cândido, o Almirante Negro.




Em alusão à exposição do Projeto Memória João Cândido (que foi exposta na escola no 1º semestre de 2011), parceria do Bairro Educador Cidade de Deus, os alunos criaram inúmeros trabalhos como exemplo: a Esquete sobre a Revolta da Chibata, organizada por Zezé, Oficineirode Teatro. 



Aproveitando esta interlocução, participaram do Festival, grafiteiros que durante todo o evento grafitaram os muros da escola com o tema central: João Cândido, o líder da Revolta da Chibata!




O professor Jonatas Silva fez a apresentação dos resultados do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO).Com esta parceria do Bairro Educador, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o universo da pesquisa tendo como objeto de estudo: Existe preconceito/intolerancia religiosa? Tratando do ensino das Religiões Afro-descendentes nas escolas.




Estiveram presentes o Sr. Amaury Oliveira Silva, coordenador do CEPPIR (Promoção de Políticas da Igualdade Racial) e Werickson, namorado da neta de João Cândido que fez apresentação de Hip Hop com o grupo de São João de Meriti.


Parabéns a todos da Escola Municipal Alberto Rangel pela excelente culminância que marca o encerramento das atividades do 2º semestre de 2011 com louvor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário