A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escolas de Anchieta recebem Instituto NOOS para roda de conversa

Na quinta-feira, 24 de novembro, a psicóloga do Instituto NOOS esteve nas Escolas Municipais Lúcio de Mendonça e Hildegardo de Noronha do Bairro Educador de Anchieta.

Houve uma roda de conversa com cinco turmas, totalizando 81 alunos.  Participaram da roda de conversa as seguintes turmas: Projeto Acelera e Programa Mais Educação da Escola Municipal Lúcio de Mendonça; turmas do 1º e 4º ano e turmas do Projeto PETI/ CRAS da Escola Municipal Hildegardo de Noronha, respectivamente.
Turma do Acelera e Turma do Mais Educação da Escola Municipal Lúcio de Mendonça


As conversas ocorreram de forma descontraída (com brincadeiras e desenhos) e contaram com ampla participação dos alunos que falaram sobre namoro, casos de briga na sala de aula, os motivos que os levam às brigas (apelidos, estresse, bullying etc) e foram discutidas formas para evitar estes conflitos, como por exemplo a necessidade do diálogo e a importância de conhecer o outro ao invés de rejeitá-lo. Foram traçadas diversas alternativas para um convívio melhor.

Turma do 1º ano assistindo ao vídeo “Dia e Noite”

Turma do PETI/CRAS desenhando
Os professores também participaram, dando depoimentos de suas infâncias, respondendo quem era a pessoa de confiança que eles conversavam na infância. A professora do Acelera respondeu que conversava com a irmã mais velha, a oficineira do Programa Mais Educação respondeu a avó e a dinamizadora do PETI/ CRAS disse que era o pai .
Todos revelaram que se sentiam seguros em contar seus segredos a essas pessoas, além disso também tiravam dúvidas e dividiam problemas, pois sabiam que elas os ajudariam sem julgamentos.
A psicóloga enfatizou a importância da figura dessas pessoas para vida de cada um de nós, também destacou que nem sempre nós temos uma pessoa confiável disponível, principalmente porque os pais passam maior parte do tempo trabalhando, por isso, não para substituir, mas para complementar a rede de apoio das crianças e dos adolescentes, existe o canal de escuta “123 Alô” do Instituto NOOS. Este canal de comunicação serve para dar voz aos questionamentos das crianças e dos adolescentes, que não têm respostas prontas, mas que auxilia para a reflexão.  O melhor de tudo é que esse serviço é gratuito e pode ser acessado por todos, tanto pelo telefone 0800 0 123 123 como pelo site www.123alo.org.br.

O BE Anchieta, agradece a disponibilidade da psicóloga do Instituto NOOS que proporcionou o entrosamento dos alunos e dos professores possibilitando que estes falassem, de forma livre sobre os seus sentimentos além de levar a alternativa do “123 Alo” aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário