A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estudantes de Manguinhos ouvem contos africanos selecionados por Nelson Mandela


A história do grande lutador pelos direitos humanos continua sendo desvendada pelos alunos da Escola Municipal Profª Maria de Cerqueira e Silva.

No dia 20 de outubro, a escola teve a honra de receber a visita da professora Perses Canellas, graduada em Geografia, pós-graduada em Raça, Etnia e Educação no Brasil e mestre em Educação e Questões Raciais pela UFF. Perses leciona há mais de 10 anos no IEPIC-Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, onde coordena o Espaço de Leitura Griot e desenvolve trabalhos sobre questões raciais, através de contação de histórias.


Devido aos estudos desenvolvidos com base no Projeto Político Pedagógico da escola (Nelson Mandela: lição de vida), o Bairro Educar e a escola convidaram Perses Canellas para realizar uma maratona de contação de histórias para cerca de 330 estudantes.



A professora selecionou o livro : “Meus Contos Africanos”, com histórias escolhidas pelo verdadeiro herói da África, Nelson Mandela, as quais, ele ouviu na infância.


“O livro reúne contos tão antigos quanto à África, que retratam o continente em muitas facetas e cores: o brilho ofuscante do quente sol africano, o tom azul das montanhas no horizonte, o repouso misericordioso oferecido pela água e pela mata, os estratagemas e a malícia das criaturas, tanto animais como humanas que povoam o berço da humanidade, e sua generosidade humana, seus grandes corações e seu riso sempre presente.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário