A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Despertar de Educadores Terapeutas

Gerar aperfeiçoamento profissional, melhoria na qualidade de vida escolar e dar suporte psicológico e emocional para Professores da Escola Municipal Costa do Marfim e CIEP Thomas Jefferson, foi o motivo pelo qual o Bairro Educador Realengo/Magalhães Bastos buscou a parceria da Psicóloga e Psicoterapeuta de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, além de autora dos livros “Corpo e Mente na Educação” e “Mãos que Tocam a Alma” para o atendimento dos profissionais que atuam nas salas de aula.


Mediante a Oficina “O Despertar de Educadores Terapeutas”, Sandra Celano que também é Coordenadora da Gente em Flor-Escola de Terapeutas Sociais, teceu uma atmosfera saudável e profunda entre todos os presentes.


Foram momentos de fortes emoções, pois os Docentes tiveram a oportunidade de expôr à Psicóloga e Psicoterapeuta Sandra Celano seus sentimentos e experiências já vividos no exercício da profissão.

Utilizando-se da metodologia de reflexões e delicadas vivências de acolhimento e cuidado, Sandra Celano possibilitou que os participantes da Oficina e da Roda de Conversa percebessem a importância da qualidade pessoal na criação de padrões saudáveis de interação e interconexão dentro da realidade escolar.

Temas como a “Importância da Compreensão Integrada da Relação entre: Experiências Subjetivas, Corporais e de Relacionamento, além de Ambiência na Saúde”, permearam a condução da atividade.

Segundo a Psicóloga, o objetivo da Oficina foi o de capacitar os Docentes como “Educadores Terapeutas” aptos a lidarem com Pais e Alunos já vitimados por uma grave história sócio-emocional que possivelmente apagou seu brilho, ofuscou sua força e consequentemente sua percepção e liberdade, fatos que influenciam em muito o aprendizado dos discentes e causam impacto na educação.


“Nunca vivi uma experiência como esta antes, em 25 anos de profissão, isso foi emocionante”, disse a Diretora Adjunta Márcia da Escola Municipal Costa do Marfim.


“Poder desabafar, ouvir relatos semelhantes aos meus e também ter alguém para me escutar e respeitar foi muito prazeroso. Estava angustiada, triste e me sentindo solitária. Ter a Sandra aqui hoje foi um alívio para minha alma”, desabafou Sheila, Professora do CIEP Thomas Jefferson.


Agradecemos à Sandra Celano pela disponibilidade e o cuidado que teve com os nossos profissionais!

 (Foto e Edição de Carmen Rosane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário