A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 27 de novembro de 2011

O Grafite da Escola Municipal Paraguai = Educação + Arte + Auto-estima + transformação

Com características diferentes a Escola Municipal Paraguai é uma escola de turno integral, os alunos entram às 8 horas e saem as 15horas, com turmas do 6° ao 9° ano, PEJA 1 e PEJA 2. Junto com a Direção, Coordenação Pedagógica e Professores, o Bairro Educador desenvolve suas atividades educativas focadas na valorização do espaço escolar, no resgate da auto-estima dos alunos e na importância da educação para nossa vida refletindo em nosso futuro.

A primeira Atividade Educativa na escola aconteceu no dia 30 de setembro. Alunos do PEJA foram pela primeira vez no Teatro Armando Gonzaga que fica no próprio Bairro de Marechal Hermes para assistir ao evento “Mobilidade Sonora”, uma apresentação muito bonita realizada por uma orquestra formada por crianças e adolescentes da escola de Música Villa Lobos. Alguns alunos da escola ficaram emocionados e uma aluna chegou até chorar, era sua primeira vez vendo, tão próximo, uma orquestra e todos seus instrumentos.

A partir daquele primeiro contato com os alunos muitas coisas legais foram aparecendo como a questão do grafite na escola, desejo antigo da atual direção.  Seguindo a trilha educativa “Sonhando uma nova Paraguai possível” e com o apoio da Professora de Artes Ana foram iniciadas oficinas de arte sobre a diferença entre o grafite e a pixação com diversas turmas com a grande participação e dedicação dos alunos.

Alguns resultados já foram alcançados como no dia 24 de novembro, primeiro dia que o muro da escola foi grafitado. Nos dias 25 e 26 de novembro também acontecerá o movimento do grafite e, neste último dia, todos estão convidados a participar: pais, alunos, a equipe do Bairro Educador e toda a comunidade do bairro.



Para a Gestora de projeto Aline Franca – “Esse movimento é valioso para os alunos porque durante as oficinas exibimos vídeos sobre o tema, conversamos muito sobre o olhar que eles tinham, pude ver desenhos magníficos criados pelos alunos e ouvir depoimentos de ex pixadores, um deles inclusive estudou na escola e hoje faz grafite profissionalmente pelo Rio de Janeiro. É incrível, ver toda a comunidade envolvida em prol da Educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário