A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prevenção: Um cuidado eficaz

Por Fabiana Cesário

No dia 28 de Novembro o Bairro Educador em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) proporcionou aos alunos da Escola Municipal Mendes Viana uma palestra educativa sobre Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A palestra foi realizada no CIEP Dom Oscar Romero pelas Agentes do Posto de Saúde Carlos Cruz Lima.

Os Agentes de Saúde explicaram aos participantes (alunos do 8º e 9º ano) que as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro e a parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (Lâminas e seringas).




Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças acometem principalmente o público jovem, tanto de países em desenvolvimento como industrializados, conseqüência de vários fatores de relevância familiar: a promiscuidade (descuido) individual com a saúde.

Dessa forma, todos os jovens ficaram cientes que o uso do preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e a disseminação. Contudo, se tais doenças não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, surgimento de outras doenças e até à morte.



Foi uma tarde muito proveitosa onde os alunos puderam se apropriar de uma educação comprometida e participativa, orientando-os de como se prevenir e ter uma vida saudável e longe das doenças.

Além disso, a integração das duas escolas é muito importante para que haja uma relação agradável entre os alunos, pois as escolas são bem próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário