A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tamandaré é família

O Bairro Educador Vidigal com a direção da escola municipal Almirante Tamandaré, professores e a equipe do “Mais Educação” trabalham com alunos tendo como foco o seu desenvolvimento como pessoa, como cidadão e, principalmente, com atenção especial ao seu convívio familiar;  como todos sabemos, o ambiente doméstico e suas relações de convivência produzem a base fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Foi com este foco que o trabalho desta equipe de parceiros foi iniciado.

Na primeira atividade realizada em setembro com 20 alunos, (sendo 10 do terceiro e 10 do quarto ano) foi feito um levantamento para verificar aspectos relacionados à convivência das crianças com seus familiares. Estas respostas serviram de base para os desdobramentos seguintes.

Na segunda atividade foram trabalhados a comunicação e o letramento. Crianças escreveram cartas de próprio punho para seus pais. Na era das redes sociais e mensagens eletrônicas, meios pelos quais crianças e jovens se comunicam com seus amigos, estimulamos o resgate da escrita em papel e o diálogo familiar.


Nas cartas, as crianças descreveram distintos aspectos relacionados ao seu convívio no ambiente doméstico. Atividade rica para que a Escola e para os projetos Bairro Educador e Mais Educação, pois todos puderam conhecer um pouco mais das histórias de vida destes pequeninos grandes cidadãos.
Já os alunos puderam contar coisas aos seus pais que desejavam dizer, mas tinham vergonha. No início deste dia, foi possível observar o quanto as crianças ficavam um tempo olhando para o papel até se sentirem confortáveis com a proposta e começarem a expressar suas idéias.

No terceiro encontro foi realizado um trabalho de comunicação voltado para a escola, aproveitando o dia do mestre e a ocasião, já que um passeio havia sido realizado com a participação de alguns alunos e professores. Neste dia, as cartas ou desenhos produzidos foram direcionados às professoras.  Para a gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal foi muito bom poder acompanhar as crianças desenhando para seus professores e expressando seus sentimentos e expectativas.

Agora, que é chegada a reta final do ano letivo, as próximas atividades do Bairro Educador na Escola Municipal Almirante Tamandaré continuarão sendo voltadas  à trilha educativa Conciencia familiar consciência familiar, já que serão iniciados os ensaios para a culminância no dia 30 de novembro que terá como ponto alto um Auto de Natal da Família, quando  as crianças encenarão o cotidiano de seus lares na comunidade.  

Escola, Bairro Educador e Mais Educação, juntos trabalhando pelo desenvolvimento integral de crianças e adolescente do Vidigal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário