A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uma tarde com muito sabor e aprendizagem!

Doce de chuchu... Bolo de abobrinha... Suco de carambola... Quiche de casca de abóbora... As crianças do Complexo do Alemão comeram e também apreciaram essas iguarias!
Foi no dia 04 de novembro, quando as 10 unidades escolares do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA) realizaram a 2ª edição do Degusta, Alemão – o sabor da culinária pedagógica. O evento foi a culminância de atividades educativas desenvolvidas nas escolas, utilizando a culinária como um elemento norteador para a aprendizagem.

Para este ano, foi eleita a temática do aproveitamento integral dos alimentos, cuja inspiração veio do curso Cozinha Brasil, oferecido em janeiro pelo SESI, parceiro do Bairro Educador.
A Escola Municipal Professor Affonso Varzea sediou a atividade na qual as unidades escolares expuseram suas receitas. A abertura do evento contou com uma apresentação artística de estudantes da escola sede, dançando Aquarela do Brasil.

A Escola Municipal Rubens Berardo levou o suco da casca do melão com hortelã; a E.M. Profa. Vera Saback Sampaio preparou um bolo com casca de banana e suco da horta; a E.M. Professor Mourão Filho apresentou doces e sucos feitos com abacaxi e carambola; a E.M. Professor Affonso Varzea expôs o suco de guaraná natural, pipoca e cupcake de banana; a E.M. Nereu Sampaio trouxe quiche de casca de abóbora; a E.M. José Aparecido do Prado Sarti levou curau e cupcake; a E.M. Jardim Guadalajara preparou o suco da horta e de abóbora com laranja; a Creche Municipal José Vieira da Silva expôs o bolo Brasil; a C.M. Nova Brasília trouxe doces de abóbora com casca e de chuchu; o EDI D. Lindu bolo de abobrinha.


Cada unidade escolar foi representada por 15 estudantes e a E.M Professor Affonso Varzea participou com todo o turno da tarde, totalizando uma média de 580 estudantes no evento. Compareceu também o Seu Beca, desta vez mias magro porque fez uma alimentação saudável durante o ano.


Paralelamente, foram desenvolvidas duas oficinas para os responsáveis com parceiros do Bairro Educador: o SESI ensinou receitas de suco de horta e pastel de casca de abóbora; a FHIO (Frente Humana de Intervenções Organizadas) apresentou a proposta da criação de um circuito gastronômico no Complexo do Alemão, para o qual está identificando empreendedores na comunidade.
A FHIO também aproveitou a oportunidade para eleger receitas que serão servidas neste circuito gastronômico. Foram selecionadas as seguintes: Suco de horta (E.M. Profa. Vera Saback Sampaio e E.M. Jardim Guadalajara); quiche de casca de abóbora (E.M. Nereu Sampaio) e doce de chuchu (C.M. Nova Brasília).
A Secretaria Municipal de Educação e a Unesco enviaram representantes para prestigiar as escolas do BECA.
O Bairro Educador agradece a todos os envolvidos pelo empenho em proporcionar esta oportunidade educativa aos estudantes do Complexo do Alemão.

Um comentário:

  1. Amei!!! O evento foi muito lindo, todos nós aprendemos muito .
    Claudia Corrêa(Nereu)

    ResponderExcluir