A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 5 de novembro de 2011

Vida Longa!

A Ecobé* Projetos Pedagógicos é uma empresa de educação com foco no ensino de ciências naturais e projetos de educação ambiental, que tem como filosofia de trabalho a Pedagogia Simbólica, a Ecopedagogia, a Alfabetização Ecológica, a Arte-Educação, a Educação Científica e o Pensamento Complexo*.

Na segunda-feira, dia 05, os alunos da Escola Municipal Francisco Cabrita, da turma 8302, do projeto Fórmula da Vitória, foram a uma aula-passeio na Ecobé, acompanhados da professora Mônica Nunes, a Gestora de Projeto Sarah Cardoso e o Gestor Thiago Sobral.

Com esta aula-passeio, através da experimentação e observação, os conteúdos de ciências se tornaram mais prazerosos e os alunos fixaram melhor tudo o que a professora havia desenvolvido em sala de aula durante o ano letivo, gerando assim um aprendizado significativo.

Os Biólogos Henrique e Diego nos receberam na horta e começaram falando sobre as propriedades medicinais de algumas plantas, em seguida fomos conhecer a composteira, que serve de adubo para a horta, fato que muito interessou a professora da turma, pois na escola não existe (ainda) um espaço como este.   



Os alunos que, em maioria, moram na comunidade do Turano, vivenciam deslizamentos em épocas de chuvas fortes e conseguiram entender como o desmatamento está diretamente ligado ao deslizamento de terra, que ocorre em épocas de chuvas, através de duas demonstrações feitas pelo biólogo Diego.
Os biólogos explicaram também sobre o hábitat natural de alguns animais e sua alimentação. Pudemos observar a cadeia alimentar do jacaré, do cágado, do jabuti, da abelha, dos porquinhos da índia, dos ratos e do sagüi.

*Em entrevista realizada pelos alunos do oitavo ano, que participaram da oficina de blog, a professora Mônica, contou como foi a aula-passeio, o que os alunos acharam e o que aprenderam:

Alunos: Como foi a aula-passeio na Ecobé?
Profª Mônica Nunes: Foi excelente, muito bem organizado. Tiramos muito proveito de tudo!

Alunos:O que foi visto lá?
Profª Mônica Nunes: Vimos a horta urbana, em que se pode reutilizar pneus e latões. Vimos a utilidade medicinal das plantas, como é a profissão de Biólogo, a alimentação de cobras e jacarés, o tratamento da água e maquetes de placas tectônicas, onde aprendemos sobre a formação de montanhas e como se formam os tsunamis e terremotos. Também vimos uma simulação do fundo do rio, exemplos de cadeia alimentar, a importância das borboletas e pássaros no ecossistema, um minhocário, a diferença do jabuti e do cágado e a importância do saneamento básico.

Alunos:Qual a ligação entre o conteúdo dado em sala e a aula-passeio?
Profª Mônica Nunes: Estamos desenvolvendo o projeto “Meu compromisso com o meio ambiente” da revista Ciência Hoje e no que refere a meio ambiente, eles puderam visualizar de perto, tudo o que estão aprendendo.

Aluna: O que os alunos acharam da aula-passeio?
Profª Mônica Nunes: Os alunos adoraram e comentaram bastante. Os eu não foram disseram que se arrependeram!

*A palavra Ecobé, que tem origem no tupi guarani e significa "vida longa", é utilizada para resgatar valores de respeito e comunhão entre todas as formas de vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário