A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

Wesley Henrique dos Santos, presidente do grêmio estudantil do CIEP João Goulart participou da na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Brasília entre os dias 08 e 12 de dezembro, junto à gestora de projetos BE Cantagalo, Pavão-pavãozinho  - Renata Bhering.       

O aluno, desde o inicio do ano de 2011, freqüentou as oficinas de formação de grêmio desenvolvidas pelo projeto Bairro Educador. Nas atividades de formação de grêmio, estava prevista a participação dos alunos na Conferência Carioca de Juventudes que aconteceu no município do Rio de Janeiro. Porém, o presidente do grêmio foi além da proposta: foi eleito delegado para participar da etapa estadual e nesta garantiu sua participação na etapa nacional.
A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é o espaço de proposições e reflexões sobre políticas públicas de/para/com juventudes.  As proposições farão parte do Plano Plurianual 2012 a 2015 e integram o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude. Dentro do programa há ações para garantir aos jovens acesso às políticas públicas, apoio a microprojetos para a promoção cultural da juventude, parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil para prevenir o tráfico, a exploração sexual e a violência contra as mulheres jovens.
26 propostas, resoluções e moções foram aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.  No Eixo 1: “Direito ao desenvolvimento integral”, na qual Wesley participou, os Grupos de Trabalho (GTs) de Educação eram voltados para as discussões dos ensinos Fundamental e Médio. Os GTS discutiram diversas pautas considerando as especificidades de cada região brasileira: as propostas perpassaram pela inclusão digital nas zonas urbanas e principalmente nas zonas rurais do Brasil, em atenção à realidade de vários jovens que não têm acesso a internet.
As principais propostas elaboradas pelos GTs focaram na luta pela educação de qualidade para alunos e professores, e também, a participação de jovens e adolescentes nos mais diversos espaços de decisões da política pública de educação. Aliás, essa foi a proposta de maior convergência entre os participantes dos GTs da Educação.
Além de participar das discussões, o estudante Wesley Henrique teve contato com diversos movimentos de juventudes: juventude indígena, juventude negra, jovens feministas, jovens que lutam pelo meio ambiente, entre outros. O que enriqueceu muito sua experiência. Ele também participou do espaço recreativo montado pelo Ministério dos Esportes , onde ganhou dois campeonatos de “ping pong”, sendo presenteado com livros.

Por fim, o aluno pôde conhecer a cidade de Brasília e os espaços de administração pública. Visitou o Palácio do Itamaraty, o Panteão da Pátria na Praça dos Três Poderes, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e o prédio do Ministério da Educação.
No próximo ano, o aluno se comprometeu em multiplicar a experiência com os outros alunos e ajudar no processo de formação de grêmios nas Escolas da Rede Municipal de Ensino que são integrantes do Programa Escolas do Amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário