A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alunos da Escola Municipal Frei Cassiano participam de atividades folclóricas

“O que é mesmo o folclore?” Esta foi a pergunta feita pela Gestora de Projetos do Bairro Educador para o 3º ano da Escola Municipal Frei Cassiano. Após um debate feito em sala com as crianças sobre os elementos folclóricos na comunidade onde moram (como a capoeira, a folia de reis, a pipa na laje, o pião do avô, o pagode alto e o samba do vizinho) eles responderam de pronto: ''Saci, Cuca, Curupira, Mula sem cabeça, etc.''

A proposta da atividade era resgatar a importância do folclore, reconhecer seu conceito e origem e fazê-los perceber que o folclore está além de lendas e histórias para assustar crianças. Folclore é cultura popular!


No pátio, formamos uma roda. Começamos a cantar uma música para acalmar e depois fizemos uma rodada de perguntas sobre os elementos do folclore para ver se os alunos lembravam de tudo que aprenderam sobre o tema. Logo depois partimos para as brincadeiras. Eles tiveram que responder ‘’o que é, o que é’’ e se empolgaram. A participação das professoras foi imprescindível nessa hora.



A última brincadeira da atividade era a ‘’Trilha do Pé’’, onde os alunos foram divididos em  dois grupos: meninos e meninas. Um representante de cada grupo tinha que responder perguntas sobre os personagens folclóricos. Para vencer, eles demonstraram o quanto são espertos e as meninas ganharam todas! A brincadeira foi muito importante para o aprendizado, além disso serviu como estímulo à sociabilização, a convivência com perdas e a ajuda mútua.


O BE, agradece a interação de professores, direção e coordenação da Escola Municipal Frei Cassiano no bom desempenho e planejamento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário