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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos da Escola Municipal Marília de Dirceu participaram do Programa Vantagens de Permanecer na Escola

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Marília de Dirceu tiveram a oportunidade de refletir e discutir os benefícios dos estudos e as alternativas para enfrentar os desafios da formação educacional, vivenciando o Programa Vantagens de Permanecer na Escola.  A proposta recorre a diversos recursos metodológicos, tais como: jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e debate, por meio dos quais foram mostrados aos adolescentes como lidar com múltiplos problemas, apresentando o leque de oportunidades e as vantagens do investimento educacional, bem como, o descobrimento do potencial para o trabalho daqueles jovens.


O programa “Vantagens de Permanecer na Escola” visa o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos alunos da rede municipal de ensino, por meio de discussões que mostram a importância do conhecimento, das práticas de satisfação pessoal (chamado de hobby), o investimento necessário para o alcance dos objetivos profissional e pessoal e, como se constrói uma carreira.
Os jovens se interessaram muito pelo tema e por isso os debates foram fervorosos. As principais dúvidas foram sobre as características pessoais para determinadas profissões e sobre os fatores que influenciam suas escolhas, ações e comportamentos.  “Eu achava que para ser advogada eu só precisava concluir o ensino médio”. disse a aluna Roberta.
Para ajudar os jovens, foram discutidos os fatores que influenciaram ou determinaram a trajetória de celebridades como os jogadores de futebol Neymar e Ronaldo, entre outras citadas pelos jovens. Um fato interessante é que os jovens citam essas celebridades, contudo, poucos mostraram interesse na carreira. Quando incentivados a citar um nome de uma pessoa famosa dentro das profissões escolhidas por eles, nenhum dos alunos soube informar. Isso deixou um gostinho de “quero mais” e os alunos saíram da sala de aula comprometidos em pesquisarem sobre as profissões que eles almejam.
Por fim, mostramos como o conteúdo da oficina faz parte da trilha educativa “É meu direito ter direitos” que o Bairro Educador e os alunos percorreram ao longo de 2011. Discutir as vantagens de permanecer na escola perpassa pela discussão do direito à educação.
A vivência escolar dos jovens ainda é foco de grandes desafios, já que, por pressuposto, essa faixa etária deveria ser enriquecida pela participação em espaços e atividades educacionais, como forma de fortalecer os projetos futuros da vida adulta. Porém, dados do IBGE apontam que uma minoria frequenta a escola.
Saímos todos com o compromisso social de reverter esse quadro dentro das possibilidades individuais e celebramos a chegada do ensino médio.

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