A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

BE desenvolve programa de Educação Sexual em Santíssimo

A Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini, integrante do programa Escolas do Amanhã recebeu este ano o programa de Educação Sexual do Instituto Criança é Vida, levado através de uma articulação do Bairro Educador. Este programa foi realizado de forma adaptada em função da faixa etária da turma de 2º ano que participou dos encontros. Foram realizados 4 dos 6 módulos previstos pelo programa, traduzido em 4 meses de trabalho junto a turma de alunos de 7 a 9 anos.

O primeiro encontro teve como objetivo trabalhar o significado da sexualidade salientando diversas formas de amor e o respeito que temos que ter por cada uma delas, seja no seio familiar, nas relações com as pessoas da escola ou futuramente quando estiverem pensando num relacionamemto amoroso.


No segundo encontro foi a vez de conversar com os alunos sobre as diferenças entre meninos e meninas na tentativa de “quebrar” esteriótipos preconceituosos e excludentes. Foram citadas brincadeiras que diferenciam os gêneros, as mudanças do corpo de meninos e meninas e dinaminzadas diversas atividades lúdico-educativas com o intuito de provocar o pensar sobre a temática.


Falar das formas de se relacionar com o outro, ressaltando o respeito mútuo, a maneira como somos vistos e vemos os outros e a dimensão do carinho entre amigos e amigas em uma atividade que recorreu ao trabalho manual e a criação de desenhos, foi a proposta desenvolvida no terceiro módulo. As crianças soltaram a criatividade e participaram de forma intensa.


O quarto módulo abordava a autoestima e valorização dos potenciais pessoais de cada criança. Foi realizado um desfile, o qual cada criança falava para os colegas suas características pessoais, físicas e o que mais gostavam de fazer nas horas vagas. Todos os alunos foram incitados a falar, e participaram ativamente de cada etapa do encontro.



Para o BE Santíssimo foi uma satisfação imensa promover, em parceria com a direção, coordenação pedagógica e com as professoras da turma, atividades extra curriculares que trataram de um tema tão delicado de forma lúdica, priorizando pontos por vezes negligenciados ao tratar da temática sexualidade com turmas de 2º ano: autoestima,  valorização, cuidado consigo mesmo e com o outro e o respeito às diferenças.

Agradecemos a equipe da unidade escolar que permitiu e fortaleceu o trabalho desenvolvido, agradecemos também ao Instituto Criança é Vida pelo suporte conceitual e didático-pedagógico.

Por: Gestora de Projetos do :Bairro Educador Santísssimo Rosineide de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário