A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ciep Vila Kennedy: Educar Um Ato de Amor, Sensibilizar para Educar

A escola e a comunidade exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente. Para isso o Bairro Educador em parceria com Educadora Comunitária, COMLURB e a Unidade Escolar realizam múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola e a forma de como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta que está diretamente ligada à qualidade de vida. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema: “Lixo e Qualidade de Vida” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta.




O Ciep Vila Kennedy partiu do pressuposto de que geralmente a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceber a extensão dessas ações ou por não se sentir responsável pelo mundo em que vive, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
A Promoção desta sensibilização auxiliou na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade, despertando a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro, objetivando construir uma visão sistêmica sobre o problema do lixo desde sua produção, passando pela coleta e alcançando seu destino.
Acreditamos que com a participação de toda a Unidade escolar de 1º ao 5º ano, poderemos incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos,  professores,  escola e comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação da natureza e o respeito ao patrimônio público escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário