A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Daniel Azulay coloriu a Cidade de Deus

No dia 06 de Dezembro de 2011, Daniel Azulay esteve no CIEP Luiz Carlos Prestes para o encerramento de seu curso “Crescer com Arte” que foi oferecido em parceria com o Bairro Educador nesta escola, e na Escola Municipal Pedro Aleixo, ambas localizadas na Cidade de Deus. As turmas da Escola Municipal Pedro Aleixo foram para o CIEP participar do encerramento.
Estiveram presentes as professoras Kathia Amon, Clarice Boechat (Escola Municipal Pedro Aleixo), Janilda do Nascimento e Neuza Vinhaes (CIEP Luiz Carlos Prestes) que foram capacitadas para oferecer o curso durante o ano. As professoras das turmas do CIEP, Adriana Telles e Ana Macedo, a diretora Rita Caruso, as gestoras do Bairro Educador, além de Beatriz Novaes, grande parceira e apoiadora do projeto.
Daniel Azulay encantou os alunos mais uma vez ao fazer brincadeiras e mágicas, interagindo bastante com as crianças.
Vale a pena conferir uma pequena retrospectiva do curso. Veja abaixo:

DATAS IMPORTANTES:
Ø  Dia 05 de Janeiro de 2011: Daniel Azulay e sua equipe fizeram a Capacitação das professoras do CIEP Luiz Carlos Prestes, e as Escola Municipal Pedro Aleixo.

Ø  Dia 04 de fevereiro de 2011: Aconteceu a atualização do curso na Escola Municipal Pedro Aleixo para as professoras que participaram da 1ª Capacitação.

Ø  Dia 18 de Março de 2011: o material para ser utilizado no curso foi entregue nas escolas.

Ø  Dias 01 e 06 de Abril de 2011 teve inicio o curso nas unidades escolares. A experiência na Escola Pedro Aleixo começou com uma turma do 5º ano com alunos a partir de 12 anos. No CIEP Luiz Carlos Prestes, por serem crianças menores, eles se arriscavam e enchiam a folha com muitos desenhos, deixando a atividade ainda mais lúdica. 

Ø  Dia 16 de Agosto de 2011: As turmas que fizeram parte do curso de desenho “Crescer com Arte” do Daniel Azulay receberam a visita do artista plástico e educador que foi ao CIEP Luiz Carlos Prestes e a Escola Municipal Pedro Aleixo para fazer um encerramento do primeiro semestre do curso.
As turmas que participaram foram: turma 8501 (Projeto Realfa 1) da Prof.ª Clarice Rocha; Aceleração 1B da Prof. Kathia Amon (Escola Municipal Pedro Aleixo) / 1201 da Prof.ª Ana Macedo e 1301 da Prof.ª Adriana Telles (CIEP Luiz Carlos Prestes).
O trabalho desenvolvido de Abril a Dezembro de 2011 foi realizado em 20 módulos:
MÓDULO 1
1 - Formato do Rosto / Movimentos da Cabeça
2 - Expressões do Rosto
3 - Personagens / Barbas / Bigodes / Chapéus
4 - Mãos / Pés
5 - Corpo Humano / Vestuário
6 - Corpo Humano / Movimento
7 - Letrinhas Birutas / Frutinhas Animadas
8 - Animais
9 - Peixes / Fundo do Mar
10 - Corpo da Mulher / Moda
        
 MÓDULO 2
11 - Transportes
12 - Seres Interplanetários / Naves
13 - Flores / Paisagens do Campo
14 - Vida Urbana
15 - Natureza / Paisagens Turísticas
16 - Temas Comemorativos
17 - Pré-história / Dinossauros
18 - Personalidades Famosas / Caricaturas
19 - Esportes
20 - Profissões
O curso foi muito elogiado pelas professoras que fizeram questão de destacar nos seus depoimentos a importância que a atividade teve para melhora a auto estima e a confiança dos estudantes.
Ø  Professora Kathia Amon: “A Turma 8501 (Aceleração 1B) ficou mais bem concentrada e também um pouco mais criativa. Observei no final do curso um maior capricho. Eles melhoraram a letra e o uso da canetinha nos desenhos ajudou na melhoria da autoestima e também a acreditar mais nas suas habilidades individuais, como também na criativa”.

Ø  Professora Clarice (Turma 8101): “A turma (Projeto Realfa 1) se apresentava apática e sem estímulos, com o decorrer do ano letivo, eles evoluíram e alguns se destacaram. A dinâmica do curso fez com que os alunos aprendessem e desenvolvessem a sua memorização.  O uso da canetinha preta e vermelha sem usar a borracha, criou uma autonomia no desenho”.

Ø  Professora Neuza Vinhaes (Turma 1201): “Muitos alunos mostraram uma melhor concentração, noção espacial e aprimoramento crítico. É nítida a valorização da autoestima, pois o aluno se sente valorizado quando revela o que faz de melhor, desenhar. O curso é lúdico e didático favorecendo o aprendizado das crianças, inclusive no núcleo comum: Português e Matemática”.

Ø  Professora Janilda Pereira (Turma 1301): “No início do curso, a turma estava bastante eufórica e ansiosa para conhecer o método Daniel Azulay e no final, estavam mais centrados.”.

Ø  Diretoras Maria Marta e Rita Caruso (CIEP Luiz Carlos Prestes): “O curso é um projeto inovador que se afina com o perfil do CIEP, contribuindo muito com nosso trabalho pedagógico”.

No dia do encerramento os alunos ficaram felizes em mostrar ao Daniel Azulay os seus trabalhos, além de admirados com a rapidez com que o artista desenhava.
A equipe do Bairro Educador agradece a todos que participaram de mais esta ação de sucesso. Agradecimento especial a Daniel Azulay, Beth Azulay e Vânia Januário do "Crescer com Arte" Além de Bia Novaes e Jacqueline Plass, grandes parceiras do Bairro Educador nessa ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário