A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 10 de dezembro de 2011

E.M. Joaquim Edson de Camargo trabalhando a leitura e escrita através do folclore

O folclore, formado pelos mitos, contos, versos, festas, comidas, danças, rezas, simpatias, crendices, anedotas, adivinhas, cantigas, ditados, parlendas, frases feitas etc... , inventados pelo povo, é do tamanho do infinito.
Com a elaboração do livro de folclore feito pelas turmas de 3º ano, da  Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo, mostrou um pouco da poesia, o encanto, o mistério, a sabedoria, e a alegria  dos alunos que ao final da elaboração do livro sabiam que teriam que presentear seus pais.
Os pais foram chamados à escola para uma reunião habitual, onde o que estava em pauta para ser discutido, era a entrega dos livros elaborados pelos alunos como forma de demonstração dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, cujo tema: Livro Folclórico seria trabalhar o grande impactante entre os alunos que é a leitura e a escrita.    Para melhorar, os alunos também confeccionaram  em oficina objetos com argila, que caracterizam a cultura  nordestina além do que é encontrado nos livros de  folclore : parlendas, a literatura popular, contos, advinhas trava línguas etc.
Ficou faltando, claro, muita e muita coisa. Assim mesmo, os pais ficaram muito satisfeitos com os presentes e com o rendimento da leitura e escrita e esperam que o livro funcione como uma espécie de introdução. Acreditamos que, com este primeiro passo, o os alunos se tornem leitores, de repente, tomar consciência do tesouro que é a cultura popular.

Com grande criatividade os alunos apresentaram uma dança folclórica, que foi embalada com a cantiga A Linda Rosa Juvenil, provocando bastante emoção aos pais.                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário