A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fazendo e Acontecendo com a notícia: uma contribuição para a aprendizagem

O cronograma da trilha educativa: “Fazendo e Acontecendo com a notícia”, construída pela professora Neuza Vinhães e a gestora de projetos do Bairro Educador Francisca Assis, foi desenvolvida com a turma 1301 (em parceria com a professora Adriana Teles). O objetivo era construir um logotipo do jornal comunitário: A notícia por quem vive. Esta foi uma oportunidade de articulação do CIEP com a comunidade. Segundo a professora Neuza:

O Bairro Educador Cidade de Deus entrou em contato comigo para falar sobre a proposta sugerida pelo Jornal (A notícia por quem vive) em criamos uma “logo” com a participação de alunos do CIEP Luiz Carlos Prestes. Aqui neste espaço escolar já era uma prática o uso do jornal como forma de compreensão da realidade e esta ação se iniciou após a vinculação do CIEP ao Projeto: O Dia em Sala de Aula que aconteceu há aproximadamente 10 anos. Entendendo que o PPP deste ano no CIEP, já trabalha as diferentes Formas de Comunicação, seria de interesse comum este empreendimento, contemplando a Trilha Educativa: “Fazendo e Acontecendo com a Notícia” criada em parceria com a Gestora de Projetos do Bairro Educador. Assim, aproveitando, a turma do 3º ano (1301) que já faz oficinas de desenho do Curso Daniel Azulay, criamos uma proposta de mini – curso que aconteceu do dia 22/08 a 29/08 objetivando trazer diferentes “tipos” de jornais, suas abordagens de notícias e público alvo. Principalmente, para que as crianças compreendessem a notícia como algo vivo, que está acontecendo, repleta de fatos e pessoas reais.




O jornal: “A notícia por quem vive”, foi lançado em outubro deste ano e está publicado no Portal Comunitário da Cidade de Deus no site: http://www.cidadededeus.org.br/materias-e-outras-paginas/relancamento-do-jornal-a-noticia-por-quem-vive .

O segundo momento da trilha consistiu na confecção do jornal: O Prestinho, o primeiro jornal impresso do CIEP. Esta parte da trilha foi construída junto com a diretora da escola, Maria Marta Patrício e a professora Ângela Dias, responsável pela turma 1203.
Os alunos, criadores do jornal, definiram (em equipe) quem seriam os fotógrafos, redatores e entrevistadores, além de pensar sobre as melhorias que devem acontecer no CIEP em 2012. Este foi um momento de exposição de ideias, argumentação e tomada de decisões, onde os alunos além de trabalhar a oralidade, experimentaram o processo de construção de um jornal .




No dia 02 de dezembro houve a atividade da escola com apresentação de diversas atividades culturais criadas pelos professores e alunos. Neste dia também fizemos a distribuição do jornal para os pais, professores e parceiros do CIEP.

Foi criado também o Documentário sobre os 25 anos do CIEP pelo Oficineiro de Teatro da escola em parceria com o Bairro Educador Cidade de Deus, que será lançado no 1º semestre de 2012.

Por Francisca Assis, Gestora de Projeto do Bairro Educador Cidade de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário