A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gentileza gera Gentileza

No dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza e visto que o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Frei Cassiano é “Gentileza gera Gentileza”, o Bairro Educador juntamente com a escola, planejou uma atividade com o objetivo de estimular atitudes de gentileza no convívio social, principalmente no ambiente escolar, reforçando a campanha que a escola já faz sobre bullying.


 Aproveitando o filme Kiriku e a feiticeira que seria exibido no Cineclube, no dia 11 de novembro começamos debatendo com as turmas de 4º e 5º anos sobre as gentilezas demonstradas no filme, sobre como surgiu o Dia Mundial da Gentileza e sua importância.



A parte mais polêmica foi quando a Gestora de Projetos passou em fichas algumas atitudes gentis e outras nem tanto, como: “Procuro dialogar ao invés de brigar” ou “Empurro o coleguinha na fila do refeitório”. Eles deviam guardar a ficha e refletir se agiam daquela forma , ou não e em seguida cada um falava em voz alta que atitude tomariam.



Alguns foram bastante sinceros e confessaram gritar com os amigos, além de empurrá-los na fila do refeitório. Dessa forma ocorreu um  momento de reflexão coletiva: “Será legal continuar agindo assim? Por quê?” Depois eles falaram quais atitudes gentis já fizeram e revelaram que todos já tiveram um momento de gentileza. Para finalizar a atividade as crianças fizeram desenhos e frases sobre gentileza e entregaram para alguém na escola.











Nenhum comentário:

Postar um comentário