A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Grêmio Estudantil da Escola Municipal Marília de Dirceu promove feira de gibis para incentivar a leitura nas férias

Os alunos do grêmio da Escola Municipal Marília de Dirceu, em parceria com o projeto Bairro Educador e a direção da escola, promoveram na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, a Feira de Gibis com o objetivo de incentivar a leitura. 
O grêmio estudantil começou a organizar essa iniciativa em junho deste ano. Já a arrecadação de gibis foi feita pelo Bairro Educador, que pensou em aliar as atividades didáticas realizadas em sala de aula ao prazer, ludicidade, criatividade e aprendizado que a leitura proporciona.

Segundo os alunos, o gibi é uma forma de leitura divertida, emocionante e prazerosa, que tem como aliados a sua linguagem visual - que representa uma ajuda instantânea na evolução do reconhecimento das palavras, sua fácil manipulação e leitura, pois além de frases curtas, as letras usadas trazem uma linguagem acessível e cotidiana.
O incentivo a leitura por gibis é recomendado pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - que orientam e sugerem alternativas de apoio aos conteúdos disciplinares da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental.


Dentre os 400 (quatrocentos) gibis distribuídos havia coleções do Batman, Vietnã, Turma da Mônica e livros de literatura em quadrinhos que contam histórias como “A Cartomante” de Machado de Assis e “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. Esses livros foram doados pelo parceiro Jornal EXTRA e compõem a coleção “Literatura Brasileira em Quadrinhos” da editora Escala Educacional. Segundo a coordenadora pedagógica Ana Lúcia, essas coleções são ótimas para incentivar os alunos a lerem clássicos e despertar o interesse pela literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário