A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Manifestação Cultural através do Grafite

No dia 10/12 a Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos uma das integrantes do Programa Escolas do Amanhã na Vila Cruzeiro, esteve em festa. Aconteceu a inauguração da pintura em grafite no muro da escola, com as apresentações da Banda de Percussão da escola e do Projeto Escola de Música Portátil, projeto que ensina os alunos  a tocarem violão, cavaquinho e pandeiro através do ritmo Choro.

Desde o final de outubro os sábados na Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos ficaram mais coloridos. Através da articulação do Bairro Educador com a equipe do Grupo Aliança Pela Serra da Misericórdia, foram realizadas oficinas de grafite com os alunos com o objetivo de grafitar o muro da escola.


Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Os alunos e os arte-educadores Mario Band`s e Bidu se reuniam aos sábados e colocavam a “mão na massa” com muita criatividade. Aos poucos o muro foi ficando com a cara que os alunos queriam, representando a força, e o sentimento de pertencimento deles pela escola.


O nome da escola representado no muro chamou a atenção das pessoas, que paravam para contemplar a arte reproduzida no espaço que antes era pichado.

Este evento foi um marco para a atual gestão da escola, formada pela diretora Rita de Cássia e a diretora adjunta Marta Carvalho, que vêm abrindo portas para diversas possibilidades, contribuindo para o crescimento de seus alunos e a integração com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário