A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Escola sedia fórum para planejamento de ações coletivas sobre saúde


No dia 12 de janeiro, aconteceu na Escola Municipal Monsenhor Rocha, do BE Vila Cruzeiro, o I Fórum de Saúde proposto pelo NESEC - Núcleo de Educação e Saúde nas Escolas e Creches da 4ª CRE, que tem como objetivo elaborar um plano de ação sobre saúde, para ser executado nas escolas no ano de 2012. O evento reuniu representantes da CAP 3.1, equipe do Bairro Educador Vila Cruzeiro, dentistas da Clínica da Família Felippe Cardoso e representantes das escolas da região.
 

Um dos aspectos mais discutidos foi a possibilidade de realizar nas unidades, ações que possam  atingir os pais dos alunos, pois através deste ato, será possível uma maior conscientização da comunidade escolar. Vale ressaltar que as ações realizadas com os alunos deverão estar integradas ao conteúdo pedagógico. 

Participantes do evento, debatendo sobre as possibilidades para implantação das ações de saúde, em suas escolas.


Os temas sugeridos para serem abordados, foram: higiene, sexualidade, dengue, saúde bucal, doenças de pele, alimentação saudável, obesidade e consequências da má alimentação.

Em relação a alimentação saudável, foi enfatizado o curso que foi realizado no ano de 2011, pelo  Bairro Educador da Vila Cruzeiro, em parceria com o SESI/Cozinha Brasil, que abordou as possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos. Esta atividade foi realizada na Escola Municipal Joracy Camargo e no Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social, localizado na Vila Cruzeiro.

Este fórum foi interessante, em virtude da oportunidade de se construir as propostas no coletivo, uma vez que participaram da reunião diretoras adjuntas, coordenadoras pedagógicas, educadores comunitários, professoras e profissionais da saúde. 

A reunião teve como objetivo fortalecer as parcerias, e desse modo ampliar a visão de mundo,  já que a construção de um ambiente saudável  depende da ação de todos.

Unidos pelo sucesso na educação de nossos alunos.








A próxima reunião foi marcada para o dia 13 de Março .

Por Waleska Siúves


Nenhum comentário:

Postar um comentário