A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 2 de março de 2012

BE Acari Contra a Dengue

Na semana do dia 02 de março, a Escola Municipal Thomas Jefferson declarou “guerra à dengue”. Para isso, os professores trabalharam o tema, que deu origem à culminância da “Semana Contra a Dengue”, com uma programação que durou o dia inteiro na escola.

 Super-gari do grupo Chegando de Surpresa (Comlurb): Carlos Carvalho , do Bairro Educador; Jacqueline,  do PSE; o aluno Matheus; a diretora Célia Regina e a professora Mara Laranjeira.


Durante o evento foram expostos: cartazes, trabalhos e apresentações dos alunos como forma de reforçar que toda a comunidade escolar está unida para prevenir a propagação do mosquito. A preparação para o evento foi cuidadosa, e contou com o empenho dos alunos e professores para a realização da culminância.

Muito samba no pé! O grupo Chegando de Surpresa com os mosquitos Jacqueline Passeri (técnica de saúde do PSE) e Matheus (aluno do 5º ano).

Toda a equipe da escola contou com o apoio do Bairro Educador, do PSE (Programa Saúde na Escola) e da Comlurb, que trouxe várias informações sobre cuidados com a dengue através do grupo Chegando de Surpresa e o “Super-gari”. A atividade contou com a contribuição de cada turma que mostrou um pouco do que discutiu sobre o assunto durante a semana anterior.

A festa contra a dengue foi completa: alguns integrantes do bloquinho da E.M. Thomas Jefferson e seus instrumentos.

As professoras, em parceria com a técnica de enfermagem do PSE, Jacqueline Passeri, empenhadas abriram um espaço de diálogo sobre o assunto e fizeram com que surgissem trabalhos como: cartazes, paródias e até um “Bloquinho da Batucada Contra a Dengue”.

As crianças aprenderam muito durante toda a semana com relação ao tema tratado, e o risco que a população carioca corre de uma epidemia. Podemos perceber bem isso nas palavras da aluna Sabrina da turma 1302,  9 anos- “Legal, eu aprendi que não pode deixar água parada, não pode deixar a caixa de água sem tampa e as garrafas vazias precisam ficar guardadas de cabeça para baixo. Gostei muito. O show de música dos Garis foi muito bom”.



O Bairro Educador parabeniza a Escola Municipal Thomas Jefferson que combateu a dengue com boas ideias e muita animação. Além disso o projeto está formando excelentes multiplicadores que são os alunos. Através da informação é possível enfrentar não só a dengue, como também outros problemas que afetam a escola e o bairro.
Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário