A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 20 de março de 2012

Os Pequenos Guardiões do Meio Ambiente

“Uma aula-passeio para os Pequenos Guardiões do 4º e 5º ano da Escola Municipal Joana Angélica”. Esse foi  o pedido da Coordenação logo no início do ano letivo.  Os alunos que cuidaram, cultivaram e deram vida aos canteiros da primeira escola fundada na Vila Kennedy mereciam um prêmio pelo trabalho desempenhado no ano passado.


“Mas somente um passeio? Que tal leva-los para um local que revigore suas expectativas no cuidado com a escola e ao mesmo tempo os faça recomeçar o ano letivo com uma maravilhosa aula de educação ambiental?” Respondia Suely Firmino, Gestora de Projetos do BE Vila Kennedy. A reflexão não durou muito. E os estudantes das turmas 1401 e 1501 puderam visitar a Estação de Tratamento de Aguas do Guandu – ETA, amo a maior estação de tratamento de águas do mundo. Lá eles puderam observar de perto o que se faz nesse espaço e mais algumas lições de educação Ambiental.


Iniciando com uma simples apresentação acerca do processo químico, o técnico da CEDAE, apresentava todos os padrões recomendados para o tratamento da água, assim como dicas de saúde. Mas, como esses alunos são os Pequenos Guardiões do Meio Ambiente da Joana Angélica, a visita ia além. Durante a visitação a ETA eles puderam ver como acontece o processo de preservação e reflorestamento da Mata Atlântica, assim como as mudas das espécies são cuidadas no espaço. O replantio, a preservação da natureza e o processo de reflorestamento foi o destaque observado com atenção pelos alunos.
Os técnicos da CEDAE entenderam que aqueles alunos cuidam de um espaço muito especial na escola, chamado de Horta da Joana. Espaço que estes resgataram no último ano letivo e queriam ir além. Por conta disso, os alunos tiveram uma pequena aula sobre as técnicas de reflorestamento, cuidados especiais com pequenas mudas e como podem melhorar o espaço que cuidam.


Os Guardiões do Meio Ambiente saíram com uma nova missão, preservar a área no entorno da Escola da Joana Angélica. A Horta da Joana foi só o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário